O processo de modernização de alguns países subdesenvolvidos é marcado pela concentração de renda, propriedades e serviços, o que acarretou uma precariedade da moradia urbana para a maior parcela da população, sobretudo nas grandes cidades. Isso pode ser observado na imagem abaixo, que retrata a realidade contrastante entre os bairros de Paraisópolis (à esquerda) e Morumbi (à direita), na cidade de São Paulo. A imagem e o texto retratam um processo conhecido como: A) Urbanização. B) Metropolização. C) Conurbação. D) Segregação socioespacia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E está correta
Explicação:
Segregação espacial, ou seja, a concentração de setores da sociedade em espaços definidos por sua faixa de renda.
Espero ter ajudado!
A segregação socioespacial é o fator que exprime o contraste entre os bairros de luxo e as favelas. Alternativa D.
Esse fenômeno se origina sobretudo da desigualdade social, ou seja, a grande diferença entre o poder aquisitivo de ricos e pobres culmina nos desenhos da cidade e na sua divisão, onde se observa que pobres habitam uma área, e os ricos, a área oposta.
Essa realidade é vista em muitos países latinos, não apenas no Brasil, e se entende que se trata de uma herança colonial, pois os colonizadores utilizavam-se da concentração de terras para enriquecer.
Tal contraste gera insegurança de ambos os lados, pois é um convite para que formas de crime organizado se implantem nas áreas mais frágeis da cidade.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/22345021
Bons estudos!
Nomes alternativos: Segregação Sócio-espacial ou Segregação Urbana ou Segregação Geográfica