História, perguntado por Nicolle1003, 11 meses atrás

O processo de independência dos países africanos e asiáticos foi impulsionado por transformações econômicas e sociais e foi realizado por meio de dois processos políticos diferentes: a luta armada e a via pacífica. Faça uma síntese desses processos, identificando os países que se tornaram independentes nas décadas de 1950 e 1960.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
97

As independências que ocorreram na Ásia e África forma ocasionadas dentro do contexto da segunda guerra mundial.

As principais razões das independências foram às lutas destes povos contra a dominação que os países da Europa exerciam sobre eles. As potencias da Europa estavam enfraquecidas por causa da guerra, fazendo que houvesse o crescimento de movimentos como o pan-africanismo.

Os países da África que ficaram independes foram: Congo, após se rebelar e fazer várias lutas contra a dominação belga, o Congo conseguiu a liberdade em 1960.

Os países dominados por Portugal teve sua liberdade na década de 70. Moçambique e Angola tiveram que lutar contra os governos portugueses para conseguir a independência.

Na Ásia, a Índia foi liderada por Mahatma Gandhi. Gandhi propôs que os povos da índia enfrentasse a dominação inglesa de forma pacifica, com a ideologia da desobediência civil. O povo não deveria compara nada que pertencesse a Inglaterra e não pagaria os impostos determinado pelos ingleses. A Índia ganhou a independência em 1947 formando a Índia e o Paquistão.


Perguntas interessantes