Geografia, perguntado por pepaulo812, 10 meses atrás

O processo de independência da América espanhola desencadeou numa fragmentação das colônias, diferentemente do caso brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a diferença nos processos de independência da América espanhola e da América portuguesa. *

(A) Ocorreram conflitos entre os caudilhos nas ex-colônias espanholas americanas pela disputa do poder republicano, fragmentando a região, ao passo que o Brasil, após a independência, manteve sua integridade territorial em torno de D. Pedro.

(B) Permaneceu uma forte dependência econômica das ex-colônias espanholas com a Inglaterra, ao passo que o Brasil estava completamente independente.

(C) As ex-colônias da América Espanhola, após a independência, entraram num processo republicano com forte participação popular, que tornou possível redefinir seu território, ao passo que a população brasileira era indiferente à sua independência.

(D) Ocorreram frequentes conflitos de opositores aos ideais de Bolívar que desejavam uma América formada por confederações de países, ao passo que o Brasil já tinha uma estrutura republicana bem definida.

Soluções para a tarefa

Respondido por lf6358804
2

Resposta:

D

Explicação:

porque Napoleão ganhou a luta

Respondido por lhjpmf
1

Os processos de independência da América Espanhola foram múltiplos e apresentaram um quase completo rompimento com a metrópole espanhola, ao passo que na América Portuguesa a independência do Brasil se deu em termos de continuidade com o passado colonial, na medida em que manteve-se a monarquia com a mesma família real de Portugal. Portanto, a resposta correta é a letra A.

Independências latino-americanas

Lidando com territórios amplos e com diferentes papeis políticos no império espanhol, os revolucionários da América Espanhola enfrentaram inúmeros desafios, desde as diferenças geológicas de cada território até os interesses de diferentes elites de criollos.

No caso brasileiro, o processo de independência foi centrado na figura de D. Pedro I, em continuidade com o passado colonial, mantendo-se a monarquia e a família real de Orleans e Bragança. Portanto, o processo se deu sem rompimentos bruscos, o que ocasionou a manutenção do território ao invés da fragmentação que aconteceu na América Espanhola.

Entenda mais sobre as independências da América Espanhola aqui: https://brainly.com.br/tarefa/45859438

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes