O processo de inclusão social pleno das pessoas com deficiência é lento devido a inúmeras barreiras
encontradas na sociedade, as quais vão desde a dificuldade de tolerância e convivência com as
diferenças até a falta de organização urbana das cidades para melhorar a acessibilidade a todas as
pessoas. Espera-se da escola contribuições relevantes para a mudança desse cenário. No caso, por
exemplo, de uma turma de educação física que tenha entre seus alunos um cadeirante, quando
poderemos considerar que a inclusão se efetivou? (PARA RESPONDER UTILIZE O VERSO DA
FOLHA).
Me ajudem por favor !!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A exclusão social está diretamente relacionada com pessoas ou grupos desfavorecidos. Isto acontece devido às famílias com histórico de baixo de renda, etnia e a diversificação cultural.
No Brasil o principal tema da exclusão é a restrição de renda, a partir disso são definidas linhas de pobreza, que está diretamente alicerçada com o desenvolvimento capitalista brasileiro.
Sendo assim, temos vários grupos sociais que se distinguem das mais variadas formas, como local de moradia, meios de transporte, modo de vestir e cultura social. Cada linha dessas nos mostram o quanto um grupo pode ser privilegiado enquanto outro desvalorizado.
Isso influencia diretamente ante todo cotidiano das pessoas, as quais acabam sofrendo menosprezo na busca de emprego ou dentro do próprio, na rua e até mesmo virtualmente.
Contudo diga-se muito pouco provável a exclusão social se dizimar no Brasil ou sequer diminuir, pois o capitalismo vem em uma ascensão muito grande e a desigualdade social aumenta a cada dia, mesmo que a classe média tenha aumentado, não é possível viver num Brasil sem a exclusão social.
Isso influencia diretamente ante todo cotidiano das pessoas, as quais acabam sofrendo menosprezo na busca de emprego ou dentro do próprio, na rua e até mesmo virtualmente.