Sociologia, perguntado por nidyalmeida, 8 meses atrás

O processo de imigração de diferentes povos ao Brasil é caracterizado por algumas contribuições muito importantes, como tende a ser em qualquer contexto imigratório. As principais causas das imigrações são quase sempre as mesmas, ou seja, guerras, perseguições políticas e étnicas, fome e, por consequência, o sonho de uma vida nova e melhor. Contudo, as primeiras levas de imigração foram de portugueses livres e africanos escravizados. Ambos ocuparam as regiões Nordeste (do Maranhão à Bahia) e Sudeste (de Minas a São Paulo). A partir da segunda metade do século XIX, outros grupos étnicos vieram, incentivados pelo Estado brasileiro, e foram distribuídos regionalmente, de forma segmentada. Com relação à distribuição de grupos de imigrantes por região, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A área de fixação dos alemães foram os estados de Minas Gerais e sul da Bahia. ( ) A área de fixação dos japoneses foram os estados de São Paulo e Paraná. ( ) A área de fixação dos italianos foram os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. ( ) A área de fixação dos eslavos foi o estado do Paraná. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F - F - F - V. b) F - V - V - F. c) F - V - V - V. d) V - V - V - F.

Soluções para a tarefa

Respondido por alexssandra17
10

Resposta: LETRA (C)

Explicação: JÁ FIZ ESSA PROVA É TENHO CERTEZA DA RESPOSTA.

Respondido por ihritamendes
0

A resposta para a questão sobre os processos de migração ser a letra C.  A primeira alternativa é falsa sendo as demais verdadeiras, conforme descrito abaixo.

Migração no Brasil. A chegada de vários povos e o sonho de construir uma nova vida

Segundo o dicionário Aurélio, o conceito de Imigração  pode ser entendido como: processo de entrada de um indivíduo em um determinado território. Se dá por motivações econômicas, políticas, culturais e naturais e em busca de melhores condição de vida.

O fim da escravatura no Brasil em 1808, faz com que a mão de obra escrava seja substituída pela mão de obra imigrante. Apostavam em construir uma nova história nos setores da economia brasileira que se encontrava em expansão como: a agricultura, comércio, prestação de serviços e indústria.

Na primeira fase da colonização (1818/1830) os imigrantes alemães chegaram no sul da Bahia (Leopoldina) e no Rio de Janeiro (Nova Friburgo), mas não conseguiram fixar moradia nessas regiões, se dispersando.

Na segunda fase (1845/1914) a imigração alemã foi retomada com a fundação de uma colônia alemã na cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro, São Leopoldo no Vale dos Sinos, Porto Alegre e Santa Isabel no Espírito Santo.

Na terceira fase (1914/1960) houve uma expansão da colonização alemã em direção ao oeste de Santa Catarina e Paraná.

Nessa época com o contexto de Guerra, os imigrantes alemães não desembarcavam nas comunidades rurais e agrícolas, mas nos centros urbanos, tendo a cidade de São Paulo recebido a maior parte destes.

Quanto à imigração japonesa, essa  atendia os interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão de obra qualificada, sobretudo no norte do Paraná e em São Paulo e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada pelo alto índice demográfico.

Os primeiros japoneses chegaram em 1803 na cidade de Florianópolis. Em 1908, 781 pessoas desembarcaram no porto de Santos em São Paulo, principalmente para trabalhar na lavoura cafeeira, mas com a abertura das atividades agrícolas passaram a trabalhar com morango, arroz e chá.

Apesar da maior concentração dos imigrantes japoneses estar no Paraná e em São Paulo ele se imergiram por todo o interior do Brasil se estabelecendo em vários outros estados brasileiros.

Já os imigrantes italianos começaram a chegar no o Brasil em 1870, tendo como ápice os anos de 1880 a 1930.  Porém a presença italiana é notada em Pernambuco desde 1560.

A direção tomada pelos imigrantes foram os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo (o que mais recebeu imigrantes italianos) e Espírito Santo.

Muitos foram os povos chamados Eslavos, de origem indo europeia,  das regiões central e oriental da Europa, a migrarem para o Brasil, sendo os Ucranianos eram o segundo o maior contingente de imigrantes, sendo superados apenas pelos Poloneses. Fixaram moradia no estado do Paraná.

A partir do ano de 1895, quando começaram a chegar foram logo se adaptando aos trabalhos agrícolas.

São também países  Eslavos e seus povos adentraram o Brasil como imigrantes, sendo que a grande maioria ainda mantém seus usos e costumes, inclusive em relação à língua falada entre eles: Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Lusácia, Bulgária, Croácia, Macedônia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Eslovênia.

Ainda hoje inúmeros Ucranianos estão chegando ao Brasil, fugindo das graves consequências da Guerra entre a Rússia e Ucrânia

Saiba mais sobre os movimentos migratórios  e a migração no Brasil em:

https://brainly.com.br/tarefa/20790462

https://brainly.com.br/tarefa/33648032

#SPJ2

Perguntas interessantes