O processo de formação de gametas é uma etapa fundamental que precede a fertilização. Erros nesta etapa podem acarretar a não-fecundação ou a formação de zigotos com cariótipos diferentes do esperado, caracterizando anomalias ou síndromes genéticas. Observe, na imagem a seguir, um esquema resumido da espermogênese: . Acesso em 15 abr. 2019. MODIFICADO Sobre este processo de formação de gametas, é correto afirmar que: Grupo de escolhas da pergunta Os espermatócitos secundários são formados a partir da divisão mitótica da espermatogônia. Os espermatozoides são diferenciados durante a espermiogênese, adquirindo sua forma característica para desempenho de sua função. Este processo de formação de gametas masculinos é exatamente igual ao processo de formação dos gametas femininos, exceto pela espermiogênese. A espermatogônia possui metade do material genético de uma célula somática, para que, ao se fundir ao óvulo, proporcione ao zigoto um cariótipo típico da espécie. Durante o processo de meiose não há modificação na quantidade de material genético celular, apenas aumento no número de células.
Soluções para a tarefa
É correto afirmar que os espermatozoides são diferenciados durante a espermiogênese, adquirindo sua forma característica para desempenho de sua função. (Antes desse processo, o que temos são as chamadas espermátides, que não são espermatozoides propriamente dito).
Vamos ver por que as demais alternativas estavam erradas.
Os espermatócitos secundários são formados a partir da divisão mitótica da espermatogônia (F) // Na verdade, os espermatócitos secundário são formados a partir das divisões meióticas de cada espermatócito primário.
Este processo de formação de gametas masculinos é exatamente igual ao processo de formação dos gametas femininos, exceto pela espermiogênese (F) // Não, ambos processos são diferentes. Na ovogênese, por exemplo, existem glóbulos polares que são inviáveis para continuar o processo, apenas um fica viável (por isso, no final do processo existe só um óvulo).
A espermatogônia possui metade do material genético de uma célula somática, para que, ao se fundir ao óvulo, proporcione ao zigoto um cariótipo típico da espécie (F) // As espermatogônias são diploides (2n).
Durante o processo de meiose não há modificação na quantidade de material genético celular, apenas aumento no número de células. (F) // Nós todos sabemos que a meiose é uma divisão redutora, ou seja, a célula passa de diploide (2n) para haploide (n).
Estude mais em:
1) Diferenças e semelhanças entre ovogênese e espermatogênese:
https://brainly.com.br/tarefa/18657616
A alternativa correta é: " Os espermatozoides são diferenciados durante a espermiogênese, adquirindo sua forma característica para desempenho de sua função."
O processo de produção de espermatozoides é totalmente diferente do processo de produção de ovócitos, exceto pela meiose, que é o mesmo processo em ambas,
A formação dos espermatozoides só se inicia na puberdade, já a produção de ovócitos é feita ainda na fase fetal, porém, eles só irão maturar com após a menarca e inicio da puberdade.
A espermatogênese é feita nas células de Leydig, nos testículos diariamente.
Espero ter ajudado!