História, perguntado por MuriloMeira9897, 4 meses atrás

O processo de formação de ambas se consolidou entre 700 a 500 a. C. Entre todas as sociedades gregas da idade antiga ,as duas foram as que mais se contrataram

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
0

As duas cidades-Estado gregas que mais se destacaram foram Atenas e Esparta, tendo sua criação entre 700 a 500 a.C.

Atenas

A cidade de Atenas, situada na península Ática, foi povoada pelos povos indo-europeus conhecidos como Jônios e Aqueus. Tinham uma aceitação mais ampla pelos estrangeiros, e acabou tornando-se uma cidade cosmopolita, com grandes relações comerciais.

Tinha como forma de governo um regime democrático escravista, onde o trabalho escravo era a base da economia ateniense, poucos realmente eram considerados cidadãos e podiam usufruir da democracia.

A civilização ateniense era formada por três grupos sociais:

  • Eupátridas (considerados cidadãos): homens, nascidos em Atenas de pais atenienses, com mais de 18 anos.

  • Metecos: estrangeiros que moravam em Atenas e eram grandes comerciantes. Não possuíam direitos políticos.

  • Escravos: normalmente prisioneiros de guerra, endividados ou nascidos de filhos de pais escravizados.

Esparta

Situada na península do Peloponeso, foi povoada pelos Dórios, um povo altamente militarizado e os espartanos irão herdar esta característica. Não tinham aceitação ao estrangeiro e formaram uma sociedade autoritária, militarizada e conservadora.

Devido a essa herança militarizada dos Dórios, formaram uma civilização baseada na conquista de outros povos. Sendo a educação baseada na agoge, onde era totalmente voltada para o militarismo e na disciplina, sendo o homem obrigado a integrar ao exército aos sete anos de idade para receber treinamentos.

Também possuíam três grupos sociais, eram eles:

  • Esparciatas: descendentes dos antigos dórios, eram os únicos considerados cidadãos. Conquistavam seus direitos políticos apenas com trinta anos de idade, antes disso sua vida era voltada ao exército.

  • Periecos: estrangeiros que viviam nas periferias de Esparta, sem direitos políticos, que possuíam funções comerciais.

  • Hilota: eram servos do Estado, obrigados a realizarem a produção para sustentar a casa dos esparciatas. Eram a classe mais numerosa em Esparta.

Saiba mais sobre "Esparta e Atenas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7264890

#SPJ4

Perguntas interessantes