O processo de expansão marítima dos países europeus no final do século XV e início do século XVI contava com apoio de diferentes grupos, cada qual com seu interesse específico. Explique o interesse que cada um desses grupos tinha no processo de expansão marítima.
a) Rei
b) Burgueses
c) Igreja Católica
Soluções para a tarefa
Explicação:
De acordo com alguns pesquisadores, a europa de maneira geral vinha de uma série de crises, dentre essas podemos destacar as advindas pela Guerra dos 100 anos que gerou uma série de gastos para as nações francesa e para a inglesa. Esses combates, fizeram com que as nações necessitassem de outras fontes de riqueza para que pudessem se recuperar das perdas causadas pelas guerras. Quanto aos portugueses podem falar dos gastos advindos das incursões pela África e pelo combate contra os mouros na cidade de Ceuta que apesar de ter enriquecido os portugueses de início, ao longo prazo se mostrava uma conquista não tão lucrativa, pois exigiu a manuntenção de Portugal para que pudessem manter os domínios daquele território. Sendo assim, as grandes navegações eram uma oportunidade de riqueza para os reis.
Para os burgueses, eles eram uma classe em acensão e viam nas grandes navegações, uma chance de investimento e de altos lucros, pois os produtos que eram comercializados com as índias, por exemplo, as especíarias eram de alta lucratividade no comércio europeu.
A Igreja Católica, ao se deparar com territórios até então "descrentes" da religião católica, viu a oportunidade de se lançar na frente dos protestantes, a fim de converter os indigenas e povos da América Latina para a religião Católica. é importante lembrar que nessa época, a Igreja Católica vinha sofrendo uma série de perdas de fiéis devido a reforma protestante.