O processo de eletrização faz com que se tenha a passagem de elétrons de um material para o outro, exemplo a eletrização por atrito, em que ao atritar um material com outro de compostos diferentes se tem a transferência de elétrons de um material para o outro. Um fio de metal após ser atritado em um papel perde 30,000 mil elétrons. Esse fio de metal fica eletricamente negativo ou positivo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Processos de eletrização são fenômenos em que elétrons são transferidos de um corpo para outro em virtude de uma diferença na quantidade de cargas elétricas existente entre dois ou mais corpos, ou, ainda, pela aquisição de energia advinda do atrito entre corpos.
Existem três tipos de processos de eletrização, são eles: por atrito, por contato e por indução. A compreensão sobre como ocorrem esses processos, por meio de suas definições bem como pela realização de exercícios, é parte fundamental do estudo da eletrostática — uma das áreas da física de maior destaque entre os conteúdos de física no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Veja também: Dicas sobre o que estudar para as questões de física do Enem
O que é eletrização?
Eletrização é o processo de tornar um corpo eletricamente neutro em um corpo eletricamente carregado. Corpos neutros são aqueles que apresentam a mesma quantidade de prótons e elétrons, uma vez que essas são as partículas subatômicas dotadas de carga elétrica.
Todos os processos de eletrização consistem em retirar ou fornecer elétrons a um corpo. O mesmo não pode ser dito dos prótons, que, por estarem presos no núcleo atômico, não podem ser conduzidos entre um átomo e outro. Desse modo, quando um corpo neutro recebe elétrons, sua carga torna-se negativa, reciprocamente, ao perder elétrons, sua carga torna-se positiva.
Existem três formas distintas de eletrização: por atrito, por contato e por indução. Neste artigo, discutiremos detalhadamente cada uma delas, começando pela primeira.
Explicação: