O processo de alfabetização é de suma importância para o desenvolvimento do estudante, em todas as etapas de sua vida estudantil e que, uma vez esse processo ocorrendo de forma incorreta, as consequências são graves e, por vezes, até irreversíveis, perdurando por todo o percurso escolar. Sabemos que no Brasil há um alto índice de analfabetismo. Segundo dados do IBGE, temos hoje 6,8% de pessoas, acima dos 15 anos, que não sabem ler ou escrever. O país reduziu a analfabetização, mas não na velocidade esperada: ainda não alcançou a meta do Plano Nacional de Educação para 2015, que era baixar o índice para 6,5%, a fim de erradicar o analfabetismo até 2024.
Para atingir a meta de erradicar o analfabetismo até 2024, se faz necessário:
Soluções para a tarefa
O analfabetismo no Brasil segue muito e sua erradicação é de suma importância para a autonomia das pessoas, melhor desempenho estudantil e desenvolvimento do país.
O que é o Plano Nacional de Educação (PNE)?
O Plano Nacional de Educação (PNE) é um documento que visa orientar o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas a área de educação. O documento aborda problemáticas que precisam ser tratadas (como o caso do analfabetismo) e estabelece metas para a solucionar estas questões. As 20 Metas de desenvolvimento do PNE são apresentadas no arquivo em anexo.
O que precisa ser feito para erradicar o analfabetismo até 2024?
É preciso apoio para técnico e financeiro para projetos de alfabetização de pessoas em todas as faixas etárias, tanto no setor público quanto privado. O PNE elaborou estratégias para orientar este apoio, tais como:
- Articulação do Ensino Fundamental com a Pré-escola
- Avaliação nacional
- Inovação em metodologias pedagógicas
- Formação inicial e continuada de professores
- Alfabetização em comunidades indígenas, quilombolas, itinerantes e do campo
- Alfabetização de pessoas com deficiência, incluindo surdos e outras especificidades
Aprenda mais sobre Analfabetismo em: https://brainly.com.br/tarefa/1507404
#SPJ1