O processamento de informações no cérebro humano ocorre em regiões específicas, para tanto, ao usar as palavras como referência, durante o pensamento das palavras, a ativação neurológica será maior nos lobos frontais, ao vê-las, a região occipital estará mais ativa, ao escutar palavras a região temporal estará mais funcional e se falarmos palavras a área de broca será a mais atuante.
KANDEL, Eric et al. Princípios de Neurociências. 5 ed. AMGH Editora, 2014.
Sobre a temática apresentada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A ativação simultânea de áreas de processamento neurológico só é possível no mesmo hemisfério cerebral.
Alternativa 2:
O processamento de informações ocorre em regiões específicas do encéfalo, podendo ser correlatas com diferentes redes neuronais.
Alternativa 3:
O processamento das informações dependem de redes neuronais específicas, as quais não se relacionam com outras regiões encefálicas.
Alternativa 4:
A interpretação de dados e a ativação neurológica é seletiva e específica, independentemente do tipo de comando, verbal, auditivo ou sinestésico, assim somente uma região neurológica será ativada.
Alternativa 5:
A análise e interpretação de informações no cérebro depende do localizacionismo dos neurônios relacionados ao tema em questão, descartando a necessidade de lobos ou regiões cerebrais de processamentos específicos.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 2: O processamento de informações ocorre em regiões específicas do encéfalo, podendo ser correlatas com diferentes redes neuronais.
Resposta:
Alternativa 2:
O processamento de informações ocorre em regiões específicas do encéfalo, podendo ser correlatas com diferentes redes neuronais.
Explicação:
Os hemisférios cerebrais, as estruturas neurológicas e as células que levam os comandos até as estruturas periféricas do corpo humano estão interconectadas. Desse modo, a imensa conexão existente entre as estruturas neurológicas permite considerar que o processamento das informações acontece em áreas específicas. No entanto, a superestrutura encefálica apresenta uma rede de conexões íntimas o suficiente para se conectar rapidamente a diversas outras regiões.
**Livro da disciplina página 83