O processamento da mandioca era uma atividade já realizada pelos nativos que viviam no Brasil antes da chegada de portugueses e africanos. Entretanto, ao longo do processo de colonização portuguesa, a produção de farinha foi aperfeiçoada e ampliada, tornando-se lugar-comum em todo o território da colônia portuguesa na América. Com a consolidação do comércio atlântico em suas diferentes conexões, a farinha atravessou os mares e chegou aos mercados africanos.
BEZERRA, N. R. Escravidão, farinha e tráfico atlântico: um novo olhar sobre as relações entre o Rio de Janeiro e Benguela (1790-1830). Disponível em: www.bn.br. Acesso em: 20 ago. 2014 (adaptado).
Considerando a formação do espaço atlântico, esse produto exemplifica historicamente a
A difusão de hábitos alimentares.
B disseminação de rituais festivos.
C ampliação dos saberes autóctones. D apropriação de costumes guerreiros. E diversificação de oferendas religiosas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
121
É correta a alternativa A.
Com a colonização, inúmeros alimentos, que antes eram desconhecidos na África, Europa e Américas, foram introduzidos, de modo que o que era produzido localmente por alguns povos (o milho era produzido pelos Maias, o tomate e a batata pelos Incas, o cacau pelos astecas e a mandioca pelos povos nativos brasileiros e nenhuma destas coisas era conhecida pelos europeus) foram difundidos ao redor do mundo.
Do mesmo modo que houve difusão de hábitos alimentares vegetais, novos animais foram introduzidos (o cavalo havia sido extinto nas Américas, por exemplo), de modo que a vida cotidiana de todos afetados pela colonização mudou.
Respondido por
5
Resposta:
difusão de hábitos alimentares
Explicação:
espero ter ajudado ;)
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás