Saúde, perguntado por MAIULLIIVP, 1 ano atrás

O princípio de universalidade reafirma o que já foi previsto na Constituição de 1988, que a saúde é um direito de todos e dever do poder público; é a garantia de atenção à saúde de todos os cidadãos. No SUS, a universalidade supõe:
Alternativas
Alternativa 1:
a necessidade do serviço de saúde apresentar-se resolutivo até o nível de sua competência para aquilo que é proposto

Alternativa 2:
que a organização do sistema de saúde deve acontecer em níveis crescentes de complexidade, considerando as características específicas de cada área geográfica e de cada cliente

Alternativa 3:
a necessidade de diminuir as desigualdades, sejam elas sociais e/ou econômicas, muito presentes em nosso país quando, por exemplo, comparamos diferentes regiões.

Alternativa 4:
atender as necessidades específicas de cada indivíduo ou grupo de pessoas, de modo a garantir e promover ações de prevenção, promoção, assistência e reabilitação.

Alternativa 5:
que todos os brasileiros tenham acesso igualitário aos serviços de saúde e respectivas ações, sem qualquer barreira de natureza legal, econômica, física ou cultural

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
16

A alternativa 5) é a correta.

O SUS oferece acesso gratuito e universal para toda a população do pais, ou seja, todos tem acesso garantido, caso necessitem da assistência do SUS, mas não é um serviço obrigatório, podendo o individuo resolver seus problemas de saúde da forma que bem entender.

O SUS (sistema único de saúde) é um modelo de serviços de saúde gratuito ofertados pelo estado brasileiro, que pode ser feito também através de convênio com clinicas e hospitais particulares.

Perguntas interessantes