O Príncipe, de Maquiavel, é uma obra demolidora e revolucionária em relação à tradição do pensamento político. Isto porque para elaborar as teorias políticas, de até então, os teólogos tomavam a Bíblia e o Direito Romano como ponto de partida, e os renascentistas – contemporâneos de Maquiavel – partiam das obras dos filósofos clássicos. Já Maquiavel, não. Ele toma a experiência concreta e real de seu tempo para formular o pensamento político.
Com base nas ideias de Maquiavel, considere:
I. Maquiavel recusa a figura do Bom Governo encarnada no príncipe virtuoso e passa a defender que o príncipe precisa ter virtú pautada nas virtudes cristãs, nas virtudes morais e nas virtudes principescas.
II. O príncipe deve ser respeitado e temido – o que só é possível se não for odiado. Também não precisa ser amado, pois isso o faria um pai para a sociedade e, sabemos, um pai conhece apenas um tipo de poder, o despótico.
III. Maquiavel rejeita a divisão clássica dos regimes políticos – monarquia, aristocracia, democracia – e passa a defender que a tirania, oligarquia, demagogia/anarquia são regimes legítimos.
Assinale a alternativa correta:
A) Apenas a afirmativa II é correta.
B) Apenas a afirmativa III é correta.
C) Apenas a afirmativa I é correta.
D) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
E) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Resposta corrigida :AVA ( Apenas a afirmativa II é correta.)
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
A
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás