1- O conto é uma narrativa curta cujo enredo compõe-se de determinados elementos que lhe conferem a devida credibilidade, fazendo com que se instaure um clima de envolvimento entre os interlocutores (autor x leitor). O texto narrativo é composto pelo enredo (o assunto do texto), o narrador, as personagens, o espaço e o tempo. Identifique os elementos narrativos solicitados do conto Sobressalto.
a- Fato principal -
b- Narrador - Comprove
c- Personagens principais -
d- Espaço – Comprove
e- Tempo – Comprove
2- Na sua opinião, o título do conto é adequado? Justifique.
3- Em qual parágrafo instaura-se o conflito? Transcreva um trecho que comprove sua resposta.
4- Quando a rotina da pacata cidade era alterada? Comprove sua resposta com um trecho do texto.
5- Qual a justificativa para que o mascate permanecesse na cidade, diferentemente do que ocorria sempre?
6- O qu
Soluções para a tarefa
Resposta:1- a- A mudança ocorrida no comportamento dos moradores de uma pequena cidade após um assassinato brutal.
b- Terceira pessoa, observador: "O que precisam, eles têm, quase tudo. Um ou dois mascates trazem o que não produzem. Não há o que temer." (Outros fragmentos podem ser usados)
c- Lindaura e Julião Mascate.
d- Na praça de uma pequena cidade: "As crianças brincam na pequena praça..."
e- O conto carece de informações precisas a respeito de quando os fatos aconteceram: "É noite quente, de lua clara." ; "Naquela noite,..."
2- Resposta pessoal.
3- No segundo parágrafo: "Julião Mascate chegou logo cedo à pequena cidade, tocando a buzina para se anunciar: vinha carregado de tecidos coloridos e outras quinquilharias."
4- Biiiiippppp!! Bibipiiiiiiii! - representa o som de buzina.
5- A rotina era alterada quando Julião Mascate chegava: "Em dias de barraca na praça, que mal havia de se esquecer de alguns afazeres? As pessoas acorriam, ninguém ficava em casa."
6- As vendas foram fracas.
7- Lindaura sofreu violência sexual e depois foi assassinada.
8- Julião Mascate sumiu.
9- Antes:ninguém trancava portas e janelas, a vida era calma, não havia o que temer, todos se conheciam, crianças e adultos reuniam-se na praça, enquanto os adultos conversavam, as crianças brincavam. Não havia violência.
Depois:As portas e janelas foram fechadas, as crianças não brincavam mais na praça, as rodas de conversas diminuíram, poucos homens conversam baixo, desconfiados, com medo de desconhecidos, os moradores passam a conhecer o medo da violência.
10- Pessoal.
Explicação:Ta no google :)
1. O fato principal: em uma cidadezinha pacata e calma do interior, os moradores que antes viviam com as portas destrancadas e vivendo de forma tranquila e despreocupada, após a morte de uma menina, passam a viver com medo e desconfiados. O assassino era quem menos esperavam, o mascate Julião.
Narrador: o narrador não participa da história, neste caso é um narrador observador.
Personagens principais: Julião Mascate, Lindaura e Alzirinha.
Espaço: a história se passa em uma cidadezinha do interior, o crime acontece na praça da cidade, onde o assassino montava sua barraca de quinquilharias e onde a vítima e outras crianças da cidade brincam.
Tempo: o fato aconteceu à noite.
2. Sim, pois não se desconfiava que um assassinato fosse ocorrer em uma cidade tão calma e todos foram pegos de sobressalto, também com relação ao assassino, conhecido de todos.
3. No parágrafo sete ocorreu o conflito, o assassinato da menina Lindaura.
"Atrás do coreto, tropeçou e caiu. Caiu sobre o corpo sem vida de Lindaura".
4. A rotina da cidade mudava em dias de barraca na praça, quando todos largavam seus afazeres e não ficava ninguém em casa.
"Em dias de barraca na praça, que mal havia de se esquecer de alguns afazeres?"
5. O mascate decidiu permanecer na cidade pois as vendas naquele dia haviam sido fracas. Montaria sua barraca novamente no dia seguinte.
Espero ter ajudado!
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4666796