História, perguntado por AnaKethelyn3510, 1 ano atrás

O primeiro recenseamento geral do Império foi realizado em 1872. Nos recenseamentos parciais anteriores, não se perguntava sobre a cor da população. O censo de 1872, ao inserir essa informação, indica uma mudança, orientada por um entendimento do conceito de raça que ancorava a cor em um suporte pretensamente mais rígido. Com a crise da escravidão e do regime monárquico, que levou ao enfraquecimento dos pilares da distinção social, a cor e a raça tornavam-se necessárias. (Adaptado de Ivana Stolze Lima, Cores, marcas e falas: sentidos da mestiçagem no Império do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, p. 109, 121.) A partir do enunciado, podemos concluir que há um uso político na maneira de classificar a população, já que a) o conceito de raça permitia classificar a população a partir de um critério mais objetivo do que a cor, garantindo mais exatidão nas informações, o que era necessário em um momento de transição para um novo regime. b) no final do Império, o enfraquecimento dos pilares da distinção social era causado pelo fim da escravidão. Nesse contexto, ao perguntar sobre a raça da população, o censo permitiria a elaboração de políticas públicas visando à inclusão social dos ex- escravos. c) a introdução do conceito de raça no censo devia-se a uma concepção, cada vez mais difundida após 1870, que propunha a organização e o governo da sociedade a partir de critérios objetivos e científicos, o que levaria a uma maior igualdade social. d) no final do Império, a associação entre a cor da pele e o conceito de raça criava um novo critério de exclusão social, capaz de substituir as formas de distinção que eram próprias da sociedade escravista e monárquica em crise.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
7
Resposta letra "D"


 

Os anos finais do império provocaram varias mudanças na percepção das pessoas e no seu conceito acerca das condições entre os brancos e negros. 

A população branca começou a fazer uma nova separação, foram criando a partir daqueles anos, a separação entre as pessoas que viviam no país. E, consecutivamente impondo estereótipos sobre os negros.

Estas relações de separação que começaram ainda no  império resultou nas condições das pessoas negras do país atualmente, que no ato de liberdade, começou uma nova luta, em busca de seu lugar na sociedade.

Respondido por pistoleiro723g
0

Resposta:

resposta correta letra D

Perguntas interessantes