[. ] O primeiro grande movimento de descolonização, ocorrido durante a década de 1940, atingiu principalmente os países asiáticos – Índia, Paquistão, Birmânia, Ceilão, Indonésia. Já nos anos 50, tal movimento deslocou-se para a Africa, onde se assistiu à independência de países como Gana, Quênia, Senegal e Congo Belga, além do início do movimento de libertação nacional na Argélia. [. ] O processo de descolonização mostrado nesse texto retrata as ações que provocaram uma ruptura histórica. As expansões comerciais causadas pelo imperialismo. As saídas pacíficas para as emancipações. Os acordos que mantinham a dependência política da Europa. Os processos migratórios para as antigas metrópoles
Soluções para a tarefa
O processo de descolonização apresentado no texto intensificou-se após as expansões comerciais imperialistas iniciadas no século XIX pelos países europeus sobre a África, Ásia e Oceania. Por isso, a alternativa correta é a letra A: "As expansões comerciais causadas pelo imperialismo."
O que foi o imperialismo?
O imperialismo foi uma política expansionista europeia iniciada na segunda metade do século XIX, também conhecida como neocolonialismo.
Segundo o historiador Eric Hobsbawm, 25% de todas as terras do planeta foram ocupadas por alguma potência imperialista durante o período do neocolonialismo.
O continente africano, por sua vez, foi amplamente impactado pelo imperialismo. Entre 1884 e 1914, apenas Libéria e Etiópia ainda não haviam sido ocupados. O historiador Valter Roberto Silvério aponta três acontecimentos cruciais para iniciar a corrida de ocupação do continente africano:
- a expansão belga rumo ao Congo;
- a expansão portuguesa rumo à Moçambique;
- a expansão francesa no Egito, Tunísia e Madagascar.
Estima-se que, apenas no Congo Belga, mais de 10 milhões de nativos tenham sido violentados e mortos durante o período colonizatório.
Saiba mais sobre o imperialismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/4726527
#SPJ4
Resposta:
B) as expansões comerciais causadas pelo imperialismo.
Explicação:
confia