[. ] Esta divisão do poder também é conhecida como sistema de freios e contrapesos (checks and balances system), que visa garantir que um poder não interfira nas ações do outro e que existam freios para segurar os avanços de um poder sobre o outro e contrapesos, para que possíveis avanços também não tirem a essência de cada poder do lugar. Pasme você: talvez seja essa a explicação mais simples que se pode encontrar por aí. O fato é que esse sistema funciona como se fosse uma gangorra – aquelas em que as crianças de outrora brincam nos parquinhos: o ideal para não passar sustos ou não cair é que a gangorra fique centralizada, em um ângulo de 180 graus. A partir do momento em que há alguém mais pesado em uma das pontas da gangorra, ela penderá para o lado de quem tem mais quilos. O sistema de freios e contrapesos existe justamente para que o efeito da gangorra não aconteça e que cada poder cumpra seu papel. Esta divisão "partida" do poder foi proposta por alguns autores, como Aristóteles, John Locke e Jacques Rousseau. Mas o consagrado com o conceito foi Montesquieu (1689-1755), que era defensor da ideia de separar as atribuições do poder em três funções
Soluções para a tarefa
Tomando como base a função de cada sistema federativo na política brasileira, podemos afirmar que as únicas afirmativas que definem corretamente os poderes são as afirmativas II e III.
Qual é a função dos três poderes na política brasileira?
O governo federal brasileiro está dividido em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
A função básica do poder Legislativo é fazer leis e legislações sobre os atos do poder Executivo. Ele é composto pelo Congresso Nacional.
O poder Executivo, por sua vez, tem o dever de executar e implementar as leis. O poder executivo é liderado pelo Presidente e pelo gabinete.
Entretanto, como algumas leis e legislações feitas precisam ser interpretadas também, o poder Judiciário tem sua jurisdição, prezando sempre pela defesa da cidadania e pela promoção da justiça.
Completando a pergunta com as afirmativas…
I. O poder legislativo implementa projetos que visam desregular a vida das pessoas.
II. O poder executivo atua na administração pública, responsabilizando-se por coletar dinheiro sobre os impostos.
III. O sistema de pesos e contrapesos visa repudiar o excesso de um poder sobre o outro, impedindo o efeito gangorra.
IV. O poder judiciário tem como objetivo formular leis que regulam a vida social, enquanto fiscalizam as ações do poder executivo.
Aprenda mais sobre os três poderes em: https://brainly.com.br/tarefa/25825425
#SPJ4
Resposta: ii e iii
Explicação passo a passo: