ENEM, perguntado por fgdiasfabio, 5 meses atrás

O prefeito do município X doou imóvel pertencente ao patrimônio público municipal, tendo fundamentado seu ato na Lei Municipal n.º YY/20XX, editada com o intuito de estimular a industrialização e a urbanização no município. A doação de imóvel público à pessoa jurídica é prevista na referida lei municipal, tendo o beneficiário a obrigação de iniciar atividade empresarial no imóvel, no prazo máximo de dois anos, sob pena de a propriedade voltar ao patrimônio municipal, proibida a venda do imóvel pelo prazo de cinco anos. A doação foi registrada no cartório com base no título fornecido pelo prefeito, e o Ministério Público ajuizou, com fundamento no artigo 17 da Lei n.º 8.666/1993, ação civil pública (ACP) contra a doação, alegando ausência de legítimo interesse público. O juízo competente julgou procedentes os pedidos formulados na ACP e, por sentença judicial, declarou a nulidade da doação. A sentença transitou em julgado e foi encaminhada pelo juízo ao oficial de registro de imóveis para os atos de escrituração necessários ao seu cumprimento.
Em face dessa situação hipotética, redija, na condição de oficial de registro de imóveis, da forma mais completa possível, o(s) ato(s) de escrituração — essenciais e acessórios — mencionado(s), bem como o(s) necessário(s) ao integral cumprimento da sentença, atendendo, necessariamente, às seguintes instruções:


shiftersadm: Quais instruções?
froesyara12: Qual a justificativa para o juiz ter concedido e/ou julgado procedente o pedido formulado pelo Ministério Público?

Sabe-se que a sentença transitado em julgado não cabe mais recurso. Qual próximo passo após a sentença?

Soluções para a tarefa

Respondido por lilax0521
2

Resposta:

1. Apresentação da (legibilidade, ao  respeito nas margens e indicação de    parágrafos ) e estrutura textual da ( organização das ideias em texto estruturado )- 0,00 a 0,20 .

2. Desenvolvimento do tema .

2.1. Registro da doação com cláusula de reversibilidade - 0,00 a 1,00 .

2.2. Averbação da cláusula de inalienabilidade - 0,00 a 0,80 .

2.3. Averbação do cancelamento de registro em razão da sentença judicial - 0,00 a 1,00 .

2.4. Averbação da restauração do registro anterior - 0,00 a 1,00.

Explicação:


fgdiasfabio: Faltou a resposta completa
lilax0521: Faltou a pergunta completa ...
froesyara12: Qual a justificativa para o juiz ter concedido e/ou julgado procedente o pedido formulado pelo Ministério Público?

Sabe-se que a sentença transitado em julgado não cabe mais recurso. Qual próximo passo após a sentença?
Perguntas interessantes