História, perguntado por mauracoelho2010, 1 ano atrás

O preconceito racial no Brasil sobrevive. Sua condição nem sempre é notada de forma expressa. Mas ele pode ser detectado nos números que orientam a vida social. Um dos exemplos pode ser lido no excerto abaixo. (...) ...hoje a remuneração de um homem branco que cumpra a mesma função de um negro é superior em 65%. Se compararmos dados do IBGE divulgados em 2005. Além disso, a maioria das crianças que trabalha ilegalmente no país é negra ou parda. AGUIAR, G. Antropologia Cultural. Maringá: Unicesumar, 2016, p. 291. O preconceito é uma construção histórica. No Brasil, suas raízes remontam a formação colonial e mesmo o longo processo de escravidão. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que relaciona os problemas da população afrodescendente na atualidade com a formação escravocrata da sociedade brasileira. ALTERNATIVAS A escravidão integrou plenamente o negro à sociedade brasileira. A herança africana, contida em nossos hábitos, acabou por valorizá-lo, mesmo tendo um passado de submissão nas relações de trabalho. A valorização do afrodescendente foi intensa após a abolição. Os negros passaram a ser reconhecidos como os elementos de produção e transformação no Brasil. Os longos anos na condição de escravo associou sua vida ao trabalho. A escravidão deixou inúmeros traços na vida brasileira. O preconceito contra a população afrodescendente é uma delas. Ela é marcada por um discurso da "democracia racial". Ao mesmo tempo que temos uma formação miscigenada, ela não conseguiu superar a discriminação. A questão do preconceito é regional. Hoje, em vários estados brasileiros, os afrodescendentes são valorizados e ocupam a maioria dos cargos de direção. No Norte e Nordeste do país, há uma tendência de as classes de melhor renda terem a maioria dos seus membros pretos ou pardos. Os negros no Brasil, apesar da discriminação, têm uma organização social combativa. Hoje, há claramente uma divisão entre brancos, mulatos e negros no Brasil. Um grande número de associações e organizações partidárias se fundamentam em defesa dos direitos dos afrodescendentes, sendo compostas exclusivamente por afrodescendentes.

Soluções para a tarefa

Respondido por RPTurolla
0
Olá!



Vamos analisar as alternativas:



A) A escravidão integrou plenamente o negro à sociedade brasileira. A herança africana, contida em nossos hábitos, acabou por valorizá-lo, mesmo tendo um passado de submissão nas relações de trabalho.

Esta alternativa está incorreta: De pronto, podemos dizer que a ideia de integração através da escravidão é absurda. Na realidade, ela segregou o negro e seus vestígios duram até os dias atuais.



B) A valorização do afrodescendente foi intensa após a abolição. Os negros passaram a ser reconhecidos como os elementos de produção e transformação no Brasil. Os longos anos na condição de escravo associou sua vida ao trabalho.

Esta alternativa está incorreta: Na realidade, a situação do negro pós abolição não era muito melhor do que antes, visto que, por conta do preconceito, era impossível arranjar um emprego que o sustentasse com dignidade, por exemplo.

C) A escravidão deixou inúmeros traços na vida brasileira. O preconceito contra a população afrodescendente é uma delas. Ela é marcada por um discurso da "democracia racial". Ao mesmo tempo que temos uma formação miscigenada, ela não conseguiu superar a discriminação.

Esta alternativa está correta: O mito da democracia racial foi usado durante muito tempo para justificar a ideia de que não haveria chances de existir preconceito racial no Brasil, por conta de sua miscigenação. A falácia neste ponto é clara, quando pegamos dados estatísticos sobre a disposição de negros e brancos em empresas, ou quando nos deparamos com inúmeros casos de racismo existentes no país.



D) A questão do preconceito é regional. Hoje, em vários estados brasileiros, os afrodescendentes são valorizados e ocupam a maioria dos cargos de direção. No Norte e Nordeste do país, há uma tendência de as classes de melhor renda terem a maioria dos seus membros pretos ou pardos.

Esta alternativas está incorreta: Não existem dados que comprovem essa divisão estatística.



E) Os negros no Brasil, apesar da discriminação, têm uma organização social combativa. Hoje, há claramente uma divisão entre brancos, mulatos e negros no Brasil. Um grande número de associações e organizações partidárias se fundamentam em defesa dos direitos dos afrodescendentes, sendo compostas exclusivamente por afrodescendentes.

Esta alternativa está incorreta: Embora o movimento negro tenha conquistado cada vez mais espaço, sua representativa, infelizmente, ainda não chegou neste patamar. Esta divisão também na questão também é falaciosa no campo político, onde a representatividade do negro é muito pequena visto a proporção dos mesmos no país.





Logo, a alternativa correta é a alternativa de letra C




Perguntas interessantes