O preço de mercado p de um produto indica o número de unidades que o fabricante deseja vender, assim como o número de unidades que o consumidor deseja comprar. Na maioria dos casos, à medida que o preço p de mercado aumenta, a oferta S(p) aumenta e a demanda D(p) diminui.
O preço de equilíbrio de mercado (PE) é o preço para o qual a demanda e a oferta de mercado coincidem D(p) = S(p). A quantidade correspondente ao preço de equilíbrio é a quantidade de equilíbrio de mercado (QE).
Se para uma determinada quantidade, a oferta for maior que a procura haverá excesso do produto, caso contrário, haverá escassez do mesmo.
Exemplo: Sejam as funções demanda de mercado D(p) = 30 – p e oferta S(p) = -6 +p.
a) Determine o preço de equilíbrio (PE) e a correspondente quantidade de equilíbrio (QE).
b) Se o preço for de R$ 20,00, haverá excesso ou escassez do produto? De quanto?
Soluções para a tarefa
(a) O preço de equilíbrio é 18e a quantidade de equilíbrio é 12.
(b) Excesso de 4 unidades.
Inicialmente, vamos calcular o preço do ponto de equilíbrio. Para isso, a quantidade ofertada deve ser igual a quantidade demandada. Por isso, vamos igualar as equações de cada curva, de modo a calcular o valor do preço de equilíbrio:
Agora, podemos calcular qual é essa quantidade, tanto de oferta quanto de demanda, quanto se atinge o ponto de equilíbrio. Para isso, basta substituir o valor de p = 18 em qualquer uma das equações. Portanto, esse valor será equivalente a:
Caso o preço seja igual a R$ 20,00, temos as seguintes quantidades de demanda e oferta:
Veja que a oferta será maior que a demanda, então haverá excesso do produto, no total de 4 unidades.