o
Praticando
Questão 1 - (CEMEAM - 2019) A força reduz com
envelhecimento. Isto ocorre em consequência das diminuições
tanto da atividade física quanto da massa muscular. O
decréscimo da capacidade neuromuscular com o avanço da
idade, sendo caracterizada principalmente pela diminuição da
quantidade e da habilidade das proteínas contráteis exercerem
tensão necessária para vencer uma resistência externa à
realização de uma tarefa é conceituado como:
A) proteolise;
B) osteoporose;
C) osteopenia;
D) sarcopenia;
E) gliconeogênese
bre o exercício físico para
Soluções para a tarefa
Resposta:
c
Explicação:
O exercício é um comportamento que provoca importantes ajustes neurais, hormonais, cardiovasculares e respiratórios, para garantir uma oferta energética adequada para a contração muscular. Além disso, sabe se que a realização frequente de exercícios provoca adaptações crônicas morfológicas e funcionais no organismo, tanto no repouso quando durante os exercícios, as quais resultarão em maior eficiência orgânica. (Negrão, Barreto).
No entanto, a força máxima de uma pessoa, geralmente bem acima das demandas diárias no início da vida, diminui de forma constante com o envelhecimento. Por exemplo, a capacidade de mudar de posição sentada para a posição em pé é comprometida em torno dos 50 anos e, por volta dos 80 anos, essa tarefa torna- se impossível para algumas pessoas.
Os adultos mais velhos são tipicamente capazes de participar de atividades que exigem apenas quantidades moderadas de força muscular. Como por exemplo, a abertura de uma tampa de um frasco que apresenta resistência é uma tarefa que pode ser facilmente realizada por 92% dos homens e mulheres na faixa etária de 40 a 60 anos. Porém, após os 60 anos, a taxa de insucesso na realização dessa tarefa aumenta consideravelmente para 68%. Entre os 71 a 80 anos, somente 32% das pessoas conseguem abrir o frasco. A força reduz com o envelhecimento.
Isto ocorre em consequência das diminuições tanto da atividade física quanto da massa muscular, esta última sendo, em grande, parte resultante de uma redução da síntese proteica que ocorre com o envelhecimento e a perda de unidades motoras das fibras de contração rápida. O treinamento de força pode manter ou aumentar a área transversa das fibras musculares de homens e mulheres mais velhos. Investigações mostraram que ocorre uma diminuição tanto do número quanto do tamanho das fibras musculares com o envelhecimento.
As pesquisas indicam que aproximadamente 10% da quantidade total de fibras musculares são perdidas por década após os 50 anos. Isso poderia explicar parcialmente a atrofia muscular que ocorre à medida que envelhecemos. Adicionalmente, parece que o tamanho tanto das fibras de contração rápida quanto das fibras de contração lenta diminui com a idade.
Estudos indica que o treinamento de força reduz a atrofia muscular nos indivíduos mais velhos e pode de fato fazer que eles aumentem a área transversa dos músculos. (Jack h. Wimore e David L. Costill). Estudos demonstram, ainda que o envelhecimento é acompanhado por alterações substanciais da capacidade de processamento de informações e de ativação muscular do sistema nervoso. Especificamente, o envelhecimento afeta a capacidade de detecção de estímulos e de processar informações para produzir uma resposta.
Os movimentos simples e complexos tornam se mais lentos com a idades, essas alterações neuromusculares durante o envelhecimento são, pelo menos em parte, responsáveis pela diminuição da força, mas a participação ativa em exercícios tende a reduzir o impacto do envelhecimento isso não significa que a atividade física regular pode interromper o envelhecimento biológico, mas um estilo de vida ativo pode reduzir acentuadamente muitas perdas da capacidade de trabalho físico.
Quer melhorar a vida de quem você ama? Traga para fazer uma aula experimental conosco na VitalRecor, basta entrar em contato e agendar sem custo.
Resposta:
D
Explicação:
sarcopenia reduz a fisiologia das fibras musculares em idosos alterando a quantidade e qualidade dasfibras contrateis.