Sociologia, perguntado por rosaelson, 10 meses atrás

O populismo é uma estratégia política que se utiliza de forte sensibilização dos grupos populares e negociação com os grupos econômicos dominantes e elites civis. Foi muito utilizada ao longo dos anos de 1930 e 1964, foi uma característica do governo de Getúlio Vargas. Sobre a política populista, analise as sentenças a seguir:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3

Você esqueceu de completar o texto mas posso te ajudar:

1930: Revolução política através de um movimento que depôs o Governo Federal e levou Getúlio Vargas a presidência do país e permaneceu em atividade por 15 anos. 

1931: Marcha da fonte

1931: Movimento dos pioneiros da educação

1932: Revolução constitucionalista.

1934: Nova Constituição. Esta nova constituição, beneficiava a burguesia e os trabalhadores, suas principais características eram: Criação do salário mínimo, regulamentação do trabalho do menor de idade, férias anuais remuneradas e o direito ao voto às mulheres. 

1935: Aliança Liberal Nacional: Criação de uma aliança política heterogênea, compostas por comunistas que se opunham a política de Getúlio Vargas.

1935: Golpe do Estado novo: Feito pela união do Presidente Vargas com o apoio dos militares instaurando um período de ditadura no Brasil. 

1937: A constituição do Estado novo. Eliminação da oposição, proibindo a existência de partidos políticos e censura quanto aos meios de comunicação 

1945: Fim do Estado novo. Recomposição politica partidária, levando a convocação de eleições gerais no pais, através de manifestações populares e estudantis. 

Respondido por Usuário anônimo
9

I, III, IV estão correstas.

Explicação:

I- Constituiu um regime que se sustentava em alguma forma de autoritarismo, seja institucional, paternalista ou carismático.

III- Instaurou-se em meio a grandes massas que vivenciavam o processo de industrialização e urbanização.

IV- O populismo carecia de uma figura política que fosse capaz de catalizar os anseios da população e os incluir na pauta do governo.

Perguntas interessantes