O poeta romeno Tristan Tzara fez parte do movimento dadaísta, sobre o qual idealizou e administrou a Revista Dadá (1917), que estava impregnada de conteúdo polêmico e agressivo. Tzara tinha uma postura enérgica e defendia a atitude crítica do artista com relação à arte e à sociedade. Ele dizia: “O novo artista protesta, ele não pinta mais reproduções simbólicas e ilusionistas, ele, ao contrário, é um criador, que trabalha diretamente a pedra, a madeira, o ferro. A sua locomotiva expressa do organismo é capaz de partir para todas as direções, movida pelo suave vento de sensações momentâneas”. (RICHTER, Hans. Dadá: arte e antiarte. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 37.)
A partir dessa reflexão, podemos afirmar que o pensamento de Tristan Tzara confluía com os ideais dadaístas. Desse modo podemos afirmar que:
I. Os dadaístas baseavam-se numa postura intelectual e racionalista.
II. Os dadaístas recusavam-se a estabelecer regras, assumindo um comportamento irreverente.
III. O movimento dadaísta tinha que subverter a ordem vigente da sociedade burguesa, negando seus costumes e tradições.
IV. Os dadaístas não integravam artes plásticas à literatura, por achar que eram campos totalmente diferentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está
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A resposta correta é a c
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