O poeta canta: "A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem." (Pablo Neruda). Talvez não seja inútil partir desses versos para tentar perceber por que elementos - que encarados em seu conjunto, constituem um mecanismo - foi possível a conquista da América. (Ruggiero Romano, Mecanismos da Conquista Colonial. 1973. Adaptado Sobre o trecho citado, pode-se afirmar que a conquista espanhola da América
Soluções para a tarefa
Letra d.
A questão diz respeito ao processo da conquista espanhola da América que ocorreu entre 1520 a 1550. A poesia de Pablo Neruda “A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem” aborda a grande superioridade bélica dos europeus que possuíam armas de fogo.
Também aborda a conquista espiritual pela religião que impôs o catolicismo nos países conquistados e a modificação das culturas tradicionais de produção e de organização social.
Em anexo acrescentei a questão completa.
Bons estudos!
Resposta:
d) constitui-se como um organismo, no qual se articularam a superioridade bélica do colonizador, exemplificada pelo uso do cavalo; a existência de alguns mitos religiosos que precederam a presença espanhola na América, caso das profecias que garantiam a chegada iminente de novos deuses ou de calamidades; e uma considerável modificação nas formas de organização das sociedades nativas americanas, materializada na imposição de novas formas e ritmos de trabalho.
Explicação:
achei a resposta em um site com gabarito