O poema de Cecília Meireles, por ser narrativo, descreve e exalta fatos e personagens históricos no período do sistema colonial. Considerando os aspectos sintáticos que contribuem para construção dessa obra, é possível afirmar que:
(A) todos os versos do poema são construídos por períodos simples, resultando em um texto denso, em um retrato resumido de uma região e de uma época.
(B) há diversas orações curtas nos versos “Os rumores familiares / que a lenta vida atravessam: / elefantíase; partos; / sarna; torceduras; quedas; / sezões; picadas de cobras; / sarampos e / erizipelas... / Senzalas. Tronco. Chibata.”, que retratam, de modo objetivo, a vida difícil dos oprimidos escravizados pelo sistema colonial.
(C) neste trecho, Cecília Meireles faz uso majoritário de frases nominais, produzindo um efeito de rapidez, de enfoque sucessivo dos traços mais significativos das pessoas, dos cenários e dos acontecimentos.
(D) nesse poema, a presença frequente de frases nominais sugere que ele é pouco descritivo. Além disso, a escassez dos verbos indica que a narrativa não é dinâmica.
(E) todo o poema é formado por períodos compostos por coordenação, que tem estrutura menos complexa, imprimindo nele certa simplicidade.
Soluções para a tarefa
É possível afirmar que:
(C) neste trecho, Cecília Meireles faz uso majoritário de frases nominais, produzindo um efeito de rapidez, de enfoque sucessivo dos traços mais significativos das pessoas, dos cenários e dos acontecimentos.
Os versos do poema "Romance XXI ou Das Ideias", de Cecília Meireles, é constituído majoritariamente por frases nominais, ou seja, sem verbos.
Esse recurso tem como efeito a rapidez e o destaque na descrição das pessoas, cenários e acontecimento. Isso mostra que o texto é bastante descritivo.
Note:
"A vastidão desses campos.
"A alta muralha das serras.
"As lavras inchadas de ouro.
"Os diamantes entre as pedras.
"Negros, índios e mulatos.
Almocrafes e gamelas."
> Não há verbos, logo não há orações ou períodos (nem simples nem composto).