História, perguntado por patyhenke1541, 1 ano atrás

O poema abaixo foi escrito por Catulo, poeta latino que viveu no século I a.C. Seus poemas foram bastante controversos em seu tempo, pois abandonavam a tradição literária romana e lançavam mão de uma linguagem mais coloquial.

poema 84
Arrio dizia “rúbrica” em vez de rubrica
e por pudico “púdico” dizia
e achava que falava tão incrivelmente
que, se podia, “púdico” dizia.
Creio que assim a mãe, assim o tio liberto,
Assim o avô materno e a avó falavam.
Foi à Hispânia e os ouvidos descansaram todos;
as palavras soavam leves, lindas
e tais palavras nunca mais ninguém temeu.
Súbito chega a hórrida notícia:
Os iberos, depois que Arrio foi para lá,
Iberos já não eram, eram “íberos”.
(FUNARI, Pedro Paulo A. Antiguidade clássica: a História e a cultura a partir dos documentos. Tradução poética de João Ângelo Oliva Neto. Campinas: Ed. da Unicamp, 1995. p. 126).

a) Faça um rápido resumo do contexto histórico romano à época em que viveu o poeta Catulo. Dê atenção especial aos aspectos sociais do período.
b) No poema, Catulo satiriza uma personagem de nome Arrio. Qual é o foco da sátira?
c) A sátira presente na poesia dá a transparecer a tensão social existente em Roma. Mobilizando seus conhecimentos de História e partindo de passagens da poesia, explique-a.
d) Em sua opinião, é possível identificar a origem social de uma pessoa por meio da forma como ela fala? Explique.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
12
a) No século I a.C. Roma já era imperialista em sua expansão territorial, com sua economia baseada no trabalho escravo, e dominada pelo poder oligárquico de homens-novos que haviam enriquecido e patrícios, mas os militares eram a maior força da época e ameaçavam as instituições republicanas. O resto da população era miserável e marginalizada. As tensões sociais nos centros urbanos eram marcantes. 

b) Provavelmente Arrio é um homem-novo, que ascendeu socialmente, tendo como tio um "liberto". Ao tentar falar palavras mais sofisticadas, erra a pronúncia e entrega suas origens humildes ("Assim o avô materno e a avó falavam").

c) A tensão entre homens-novos e patrícios. Os homens-novos queriam maior participação política pois tinham poder econômico, mas isso desagradava à elite aristocrática. Julio César queria o apoio político dessa classe e nomeou-lhes a cargos públicos, muitas vezes nas províncias, o que poderia também ser uma estratégia para afastá-los dos centros romanos e apaziguar a aristocracia insatisfeita. 

d) Resposta pessoal, mas julgar uma pessoa pela sua forma de expressão pode indicar preconceito linguístico. Deve-se estar atento às diversas formas de expressão oral e escrita e percebê-las em suas complexidades.  
Perguntas interessantes