O poema abaixo é de Ana Cristina Cesar, retirado do livro “Inéditos e dispersos”, da
Editora Ática.
Artimanhas de um gasto gato
Não sei desenhar gato.
Não sei escrever gato.
Não sei gatografia
Nem a linguagem felina das suas artimanhas
Nem as artimanhas felinas da sua não-linguagem
Nem o que o dito gato pensa do hipopótamo (não o de Eliot)
Eliot e os gatos de Eliot (“Practical Cats”)
Os que não sei
e nunca escreverei na tua cama.
O hipopótamo e suas hipopotas ameaçam gato (que não é hopogato)
Antes hiponímico.
Coisa com peso e forma de peso
e o nome do gato?
J. Alfred Prufrock? J. Pinto Fernandes?
o nome do gato é nome de estação de trem
o inverno dentro dos bares
a necessidade quente de tê-lo
onde vamos diariamente fingindo nomear
eu – o gato – e a grafia de minhas garras:
toma: lê o que eu escrevo em teu rosto
a parte que em ti é minha – é gato
leio onde te tenho gato
e a gatografia que nunca sei
aprendi na marca no meu rosto
aprendi nas garras que tomei
e me tornei parte e tua – gata – a
saltar sobre montanhas como um gato
e deixar arco-irisado esse meu salto
saltar nem ao menos sabendo que desenho
e escrita esperam gato
saltar felinamente sobre o nome de gato
ameaçado
ameaçado o nome de GATO
ameaçado o nome de GASTO
ameaçado de morrer na gastura de meu nome
repito e me auto-ameaço:
não sei desenhar gato
não sei escrever gato
não sei gatografia
Nem…
A autora faz jogo de palavras, recorre à intertextualidade explícita, cria neologismos, faz
da metalinguagem um tema. Diante disso, vamos aprofundar um pouco mais nossa
leitura:
a) Destaque exemplos de neologismo (invenção de palavras) e discorra sobre sua
importância no poema.
b) A autora fala da linguagem (do gato, mas também da linguagem do poeta) e, em
especial, o papel do ser humano em nomear os seres. Que verbo sintetiza a opinião da
autora sobre o ato de nomear?
c) Ela questiona sobre o nome gato nos versos “e o nome do gato?/ J. Alfred Prufrock?
J. Pinto Fernandes?” Sabendo que J. Pinto Fernandes é um nome que aparece no
poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, nomear, escrever, desenhar são
ações de que tipo: reias ou ficcionais? Afinal, o que é literatura na concepção dada pela
poetisa?
Soluções para a tarefa
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a) gatografia = como se fora estudo de gatos, hipopotas= atribuindo femininos, arco-irisado= construído
b) saltar
c) São ações ficcionais. Na opinião da poetisa, literatura é saber o que se está escrevendo.
b) saltar
c) São ações ficcionais. Na opinião da poetisa, literatura é saber o que se está escrevendo.
debbyisa:
Gostaria de saber a importancia desses neologismos no poema
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