O plano financeiro tem, por definição, que os ativos operacionais de uma empresa só podem crescer pela compra de ativos adicionais. Portanto, uma empresa em crescimento deve continuamente obter dinheiro para comprar novos ativos.
BRIGHAM, E. F.; EHRHARDT M. Administração financeira: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
Sobre esse assunto, leia as afirmações abaixo:
I. A análise financeira é feita, basicamente, com os dados do balanço patrimonial e da demonstração de resultado.
II. O planejamento financeiro deve ser elaborado apenas utilizando um único componente: o próprio setor financeiro.
III. Demonstrações contábeis legalmente obrigatórias (e as não obrigatórias, como a demonstração do fluxo de caixa) auxiliam na análise da situação patrimonial e financeira da empresa.
IV. O demonstrativo de resultado é a principal fonte de valor de uma empresa. Aqui, os gestores podem avaliar diferentes planos operacionais para estimar seu impacto sobre o valor.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e II, apenas.
Explicação:
Para executar o planejamento financeiro,
podemos trabalhar com dois componentes: operacional e financeiro. Um plano operacional pode ser desenvolvido em qualquer horizonte de tempo, mas a maioria das empresas utiliza um horizonte de 5 anos, com o plano sendo bem detalhado no primeiro ano, mas menos específico para cada ano subsequente. O plano explica quem é responsável por cada função e quando as tarefas devem ser realizadas, e o financeiro dará ao gestor embasamento para tomar as decisões financeiras também no dia a dia da organização e irá possibilitar, também, elaborar estratégias futuras para a organização.
Resposta:
I e III apenas
Explicação:
Resposta correta. Tanto o plano operacional quanto o plano financeiro irão contribuir para ajudar o gestor na tomada de decisão, já que, através da análise financeira, o gestor terá informações relevantes do balanço patrimonial e da demonstração de resultado, auxiliando a análise da situação patrimonial e financeira da organização.