O plano de produção ou plano mestre representa aquilo que a epresa pretende produzir dentro de um determinado período. A elaboração do plano de produção depende do sistema de produção utilizado pela empresa. Se a empresa utiliza o sistema de produção sob encomenda, a própria encomenda ou pedido é quem vai definir o pleno de produção, pois cada encomenda é em si mesma um plano de produção. Se a empresa utiliza o sistema de produção em lotes ou continua, a previsão de vendas é transformada em plano de produção. ( CHIAVENATO, 1993, P. 52 ).
Segundo Tubino (2000), esse plano servirá de base para equacionar os níveis de produção necessários para atender à demanda. O plano de produção junto ao planejamento estratégico é realizado em consonância com finanças e marketing.
Fonte: TUBINO. Dalvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. São Paulo: Atlas, 2000. Nesse sentido, podemos afirmar que o plano de produção:
( ) Pode ser convertido em cronograma, promovendo uma visão sistêmica das operações necessárias a produção, permitindo ainda um processo produtivo eficiente e adequado.
( ) O lead time não pode ser relacionado como fator determinante do plano de produção, pois este já especificou necessidade dos materiais para que a produção seja iniciada e é uma especificidade de departamento de compras.
( ) É bastante proveitoso no que tange à redução dos valores aplicados em estoques, consequente redução de custos e aumento dos lucros.
( ) No sistema de produção sob encomenda, o plano de produção deve ser renovado a cada nova solicitação ou nova encomenda.
( ) O plano e produção tem como escopo expor as incongruências dos diversos níveis de produção, evidenciando, assim, suas limitações e lacunas.
Diante das afirmações acima, assinale a alternativa correta:
( A ) V - V - F - V - V .
( B ) V - F - F - V - F .
( C ) V - V - V - F - V .
( D ) F - V - V - V - F .
( E ) V - F - V - V - F .
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa correta é (E) V-F-V-V-F
Perguntas interessantes