O Planejamento Estratégico Situacional - PES é apresentado por diversos autores como um dos mais adequados à área da Administração Pública. Essa ferramenta potencializa a formulação de políticas públicas e contribui como instrumento de articulação, pois está em constante e permanente transformação. Considerando essa importante ferramenta e seus quatro momentos, quais sejam: 1) momento explicativo, 2) momento normativo, 3) momento estratégico e 4) momento tático operacional, leia as afirmações a seguir:
I. O momento explicativo envolve um diagnóstico situacional buscando diversas explicações, muitas vezes subjetiva dos diferentes atores sociais, que passam a influenciar o jogo a partir de sua visão particular.
II. O momento normativo está relacionado à formulação do plano. O planejador busca respostas de ação e passa a construir cenários identificando a situação-objetivo e os nós críticos da rede, verificando contingencialidades, possibilidade de ação, condições e surpresas que podem ocorrer no processo.
III. O momento estratégico envolve diversas interações entre os atores, oportunidades e restrições. Nesta etapa não há uma interrelação entre os aspectos técnico, institucional-organizativo e político ao plano, tornando-o praticável.
IV. O momento tático operacional é o momento em que o planejamento se converte em plano, sendo imprescindível um controle sobre esse plano, considerando a complexidade do direcionamento estratégico.
É correto somente o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I.
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Eu marquei II e IV e ainda estou com duvidas estou com muito pouco tempo para estudar.
SFILHOLUIZ:
Acho que a IV não está correta quando diz que o planejamento se converte em plano. Neste momento (tático operacional), o planejamento se converte em AÇÃO. Entendo que a II está correta. Estou em dúvida se a I também está correta
Perguntas interessantes