O planejamento de recursos humanos possui um importante papel na condução do planejamento estratégico. Para auxiliar na compreensão dessa influência no processo, acompanhe o caso a seguir:
Uma companhia aérea foi privatizada pelo governo, isto potencialmente reduziu a influência política da antiga corporação e expôs a empresa a forças competitivas. A preparação para a privatização exigiu a reestruturação dolorosa e a redução de ativos e de força de trabalho, impulsionada, principalmente, pela necessidade de tornar a empresa atrativa para os investidores inicialmente céticos, pois apresentava um prejuízo bruto de $ 93 milhões de impostos. O recém-nomeado CEO anunciou uma grande mudança na estratégia de negócios da empresa, que levaria a uma transformação das operações de negócios e práticas de RH na então maior companhia aérea da Europa.
A medida tomada inicialmente foi na redução de custos em áreas como serviço, marketing e publicidade, e também na folha de pagamentos, através de uma grande demissão de funcionários. Apesar das medidas adotadas objetivarem o crescimento e estarem alinhadas a uma nova estratégia competitiva de baixo custo, o resultado foi a perda de 7% de seus passageiros.
Perante a nova situação da companhia aérea, novas medidas foram planejadas, priorizando o atendimento de alta qualidade ao cliente, assim, o novo programa "cliente em primeiro lugar" levou a uma grande revisão sobre a maneira de gerir os funcionários e da sua interface com os clientes.
Para que o planejamento estratégico organizacional atinja seus objetivos, é necessário que o planejamento estratégico de gestão de pessoas tenha as suas ações alinhadas. Aponte as possíveis ações tomadas pela área de gestão de pessoas para atender às estratégias traçadas pela empresa
Soluções para a tarefa
Resposta:
O cliente está em primeiro lugar. Pode-se corrigir o excesso de pessoal, porém não podemos perder os clientes pois eles pagam e mantem a empresa. Podemos fazer também a contratação de pessoal qualificado. Criar um projeto de avaliação de desempenho para os colaboradores que permaneceram, recompensar desempenho a chamada meritocracia o que é bastante motivador e oferecer crescimento profissional.
Explicação:
Resposta:
Com a nova estratégia organizacional "cliente em primeiro lugar", a empresa passou a enfatizar o empoderamento e o desenvolvimento dos funcionários, considerando-os como os principais ativos da companhia, sendo assim, desenvolveu e implementou os seguintes planos:
- corrigir/evitar excesso de pessoal ou falta de pessoal;
- realizar avaliação de desempenho;
- treinar pessoas e desenvolver competências;
- recompensar desempenhos superiores;
- oferecer plano de carreira atraente.