O planejamento de ações de saúde através do conhecimento de fatores de risco associados ao indivíduo e à coletividade pode ser alcançado pela aplicação de estudos epidemiológicos. Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais, de acordo com o posicionamento do investigador. Nos observacionais o investigador assume posicionamento passivo e interfere o mínimo possível no objeto de estudo. Já nos estudos experimentais, o investigador tem um posicionamento ativo interferindo de forma controlada para avaliar um efeito (ALMEIDA FILHO e BARRETO, 2011).
Com relação aos estudos epidemiológicos, assinale a alternativa correta:
a.
Os estudos transversais exigem a utilização de amostra randomizada.
b.
Os estudos do tipo transversal permitem o cálculo do risco relativo.
c.
Os estudos ecológicos preocupam-se com os dados de cada indivíduo.
d.
Os estudos do tipo caso controle fornecem a incidência das doenças.
e.
O estudo de coorte pode ser retrospectivo ou prospectivo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e
Explicação:
O estudo de coorte pode ser retrospectivo ou prospectivo.
Ao se considerar sobre estudos epidemiológicos, a alternativa correta é a presente na LETRA E.
Aspectos destacados em estudos epidemiológicos
Os estudos epidemiológicos consistem, de forma básica, em maneira específicas de realizar a análise relacionada com distribuição e determinantes de doenças ou condições relacionadas com a saúde de populações indicadas.
Na sua realização, é possível contar com estudos em epidemiologia do tipo experimental e observacional com opções de investigação que incluem curvas de transição epidemiológica, condicionantes da saúde bem como definição de tendências de doenças.
Quanto aos estudos observacionais, podem ser os seguintes tipos de intervenções:
- Descritivos: buscam descrever a distribuição de condições ou doenças por meio do uso de dados primários ou secundários como de mortalidade;
- Analíticos: feitos para verificar a existência de associação entre uma exposição e a ocorrência de determinada doença.
Dentro dos estudos epidemiológicos analíticos, existem alguns tipos como os ecológicos com a comparação da ocorrência da doença ou condição e a exposição entre agregados de indivíduos.
Sobre os outros tipos de estudos na modalidade analítica, é possível considerar as seguintes características:
- Estudos seccionais: busca determinar prevalência de doença ou condição de saúde em uma população específica;
- Estudos de caso-controle: investigam a etiologia de doenças ou condições relacionadas com a saúde ou, ainda, para avaliar ações e serviços de saúde;
- Estudos de coorte: realiza identificação da população de estudo com classificação dos participantes em expostos ou não expostos
Para saber mais sobre estudos em Epidemiologia: https://brainly.com.br/tarefa/4698948
#SPJ2
O estudo de coorte pode ser retrospectivo ou prospectivo.