o plágio é daqueles fenômenos da vida acadêmica a respeito dos quais todo escritor conhece um caso, sobre os quais há rumores permanentes entre as comunidades de pesquisa e com os quais o jovem estudante é confrontado em seus primeiros escritos. trata-se de uma apropriação indevida de criação literária, que viola o direito de reconhecimento do autor e a expectativa de ineditismo do leitor. como regra, o plágio desrespeita a norma de atribuição de autoria na comunicação científica, viola essencialmente a identidade da autoria e o direito individual de ser publicamente reconhecido por uma criação. por isso, apresenta-se como uma ofensa à honestidade intelectual e deve ser uma prática enfrentada no campo da ética. na comunicação científica, o pastiche é a forma mais ardilosa de plágio, aquela que se autodenuncia pela tentativa de encobrimento da cópia. o copista é alguém que repete literalmente o que admira. o pasticheiro, por sua vez, é um enganador, aquele que se debruça diante de uma obra e a adultera para, perversamente, aprisioná-la em sua pretensa autoria. como o copista, o pasticheiro não tem voz própria, mas dissimula as vozes de suas influências para fazê-las parecer suas.
Soluções para a tarefa
A opção correta quanto ao plágio é letra ''B''
O que é plágio
Ato de se apropriar (dar como sua) um produto intelectual, parcial ou total, ou seja, usar o texto, obra artística, imagem, etc. como se fosse seu, sem mencionar o autor/criador do produto.
Plágio integral
Acontece quando a obra original é copiada integralmente, com um novo nome para a autoria, sem que o autor original seja mencionado. Ex.: copiar integralmente um poema de Carlos Drummond de Andrade e colocar outro nome como autor.
Plágio parcial
Neste tipo de plágio, a pessoa utiliza pequenos trechos de uma obra, e cria um novo trabalho.
Plágio direto
Cópia literal retirada de trecho de uma obra, para ser reproduzido em outra obra, sem mencionar o autor.
Esse tipo de plágio é conhecido no meio acadêmico como ''Ctrl C + Ctrl V'', numa referência ao teclado do computador. Essas teclas são usadas para ''copiar'' e ''colar'', respectivamente.
Autoplágio
Apresentação de um conteúdo já apresentado anteriormente, de sua autoria, mas sem mencionar seu uso anterior, ou seja, é apresentado como sendo original e novo.
Em todos os casos, o plágio é considerado crime, porque consiste na violação de direitos autorais e falsidade ideológica.
Complementando a tarefa
Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.
A. O plágio é uma espécie de crime e, portanto, deve ser enfrentado judicialmente pela comunidade acadêmica. falso
B. A expectativa de que todo escritor acadêmico reconheça a anterioridade criativa de suas fontes é rompida na prática do plágio. √
C. A transcrição de textos acadêmicos, caso não seja autorizada pelo autor, evidencia desonestidade intelectual.
D. Pesquisadores e escritores acadêmicos devem ser capazes de construir, sozinhos, sua voz autoral, a fim de evitar a imitação e a repetição que caracterizam o plágio.
E. O pastiche se caracteriza por modificações vocabulares em textos acadêmicos, desde que preservadas suas ideias originais, bem como sua autoria.
Entenda mais sobre Plágio em: https://brainly.com.br/tarefa/9234456
#SPJ4
Resposta:B
Explicação:
A expectativa de que todo escritor acadêmico reconheça a anterioridade criativa de suas fontes é rompida na prática do plágio.