O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor, que as formulou e as publicou, sem lhe dar o devido crédito, ou seja, sem citá-lo como fonte de pesquisa (COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE AUTORIA, Biênio 2008-2010). Levando em consideração as orientações contidas nas aulas de orientação sobre as Normas da ABNT, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. É considerado plágio copiar mais de 25% de um texto parcial ou integralmente sem referenciar o autor no corpo do texto e nas referências. Até 25% de cópia parcial ou integral não há necessidade de referenciar o autor.
II - É crime copiar sem referenciar o autor no corpo do texto no final do mesmo. O acadêmico deverá desenvolver a sua dissertação utilizando os seus conhecimentos, expressando-os por meio de palavras e não utilizar o pensamento de outro autor sem as devidas referências.
III. Os plágios são resultados de uma pesquisa que foi realizada, mas não foi devidamente citada e referenciada. Desta forma, para usar a ideia de um autor é necessário citar e referenciar conforme as Normas da ABNT.
IV. Plágio é crime. O plágio acadêmico se configura quando um aluno copia as ideias, palavras e/ou frases de um determinado autor e não faz a devida citação e referência conforme as Normas da ABNT.
Está correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
65
Resposta:
II e IV
Explicação:
Será plágio se você pegar a ideia de outra pessoa e copiar como se fosse sua, sem dar os créditos a ela, a pessoa deve fazer a dissertação com base nos seus próprios conhecimentos.
Respondido por
7
Em relação às Normas da ABNT, as alternativas corretas são: I e IV, as quais estão relacionadas ao conceito de plágio.
Plágio acadêmico
- Mais de 25% de cópia em um texto já é considerado plágio, se não há referência ao autor.
- Até 25% de cópia não é necessário fazer referência ao autor;
- A prática de plágio é crime (tipificado no código penal), pois se trata de uma apropriação intelectual sem haver o devido crédito ao autor;
- Existem três categorias de plágio: direto, indireto e autoplágio.
- Além disso, o plágio pode ser integral ou parcial. O primeiro é a cópia total, integral, sem haver citação do autor original do texto. O segundo é a cópia de mais de 25% do conteúdo de um texto, também sem o devido crédito ao autor
Aprenda mais sobre plágio acadêmico em: https://brainly.com.br/tarefa/33913565
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes