O pH do sangue humano precisa estar entre 7,35 e 7,45 para manter a saúde do organismo. Porém, existem situações, como a ansiedade, que podem gerar uma elevação do pH, o que, para especialistas, é conhecido como alcalose sanguínea. Essa situação pode ser melhor compreendida observando abaixo a reação química presente no sangue. CO2(g) H2O(ℓ) ⇌ H (aq) HCO3−(aq) De acordo com essa reação química, a ansiedade poderá causar a alcalose sanguínea
Soluções para a tarefa
A ansiedade poderá causar um estado de alcalose respiratória, pois as crises de ansiedade são responsáveis pelo aumento da frequência respiratória e, consequentemente, aumento da liberação de CO2. Portanto, letra B é a alternativa correta.
Alterações do pH sanguíneo
O pH sanguíneo deve manter-se dentro da faixa fisiológica entre 7,35 e 7,45 para que o corpo consiga desempenhar normalmente suas funções. As alterações do pH podem ocorrer por diversas causas, sendo algumas delas:
- Causas metabólicas
- Doenças renais
- Infecções
- Doenças pulmonares
Com isso, o sangue pode tornar-se mais ácido, quando o pH está abaixo de 7,35 (acidose) ou mais básico quando o valor está acima de 7,45 (alcalose).
No caso da ansiedade, pode haver desenvolvimento de uma alcalose respiratória porque o aumento da frequência respiratória eleva a quantidade de CO2 liberada e isso promove a perda do equilíbrio do sangue químico representado pela reação CO2(g) H2O(ℓ) ⇌ H (aq) HCO3−(aq).
Como ocorre mais perda de CO2, o equilíbrio se desloca no sentido dos reagentes (CO2 e H2O). Significa que os íons H+ vão reagir com HCO3- para formar os reagentes. Lembre-se que o pH é determinado pela quantidade de H+ no meio. Como o H+ vai estar sendo consumido, ocorrerá aumento do pH, tornado o meio mais alcalino.
Questão completa:
O pH do sangue humano precisa estar entre 7,35 e 7,45 para manter a saúde do organismo. Porém, existem situações, como a ansiedade, que podem gerar uma elevação do pH, o que, para especialistas, é conhecido como alcalose sanguínea. Essa situação pode ser melhor compreendida observando abaixo a reação química presente no sangue. CO2(g) H2O(ℓ) ⇌ H (aq) HCO3−(aq) De acordo com essa reação química, a ansiedade poderá causar a alcalose sanguínea:
A) Pela adição de uma substância catalítica ao meio reacional.
B) Pela perda de CO2 durante o processo da respiração.
C) Pela redução da quantidade de íons H no sangue.
D) Pelo aumento da pressão atmosférica no meio reacional.
E) Pelo aumento da quantidade de H2O no organismo.
Leia mais sobre pH sanguíneo em: https://brainly.com.br/tarefa/53492248
#SPJ1