Química, perguntado por biglaender, 1 ano atrás

O petróleo, que só vinha trazendo más notícias para o Brasil por causa do aumento do preço internacional, deu alegrias na semana passada. O anúncio da descoberta de um campo na Bacia de Santos, na última terça-feira, teve efeito imediato nas bolsas de valores.” (Revista Veja). O petróleo , na forma em que é extraído, não apresenta praticamente aplicação comercial, sendo necessária a sua separação em diferentes frações. A separação dessas frações é feita considerando o fato de que cada uma delas apresenta um ponto de ebulição diferente. Entre os compostos a seguir, a fração que apresenta o maior ponto de ebulição é o(a):

a) gás natural. b) óleo diesel. c) querosene. d) gasolina. e) parafina.

Soluções para a tarefa

Respondido por leilapuel
158
O processo de fragmentação de petróleo, mais conhecido como craqueamento, consiste em separar o petróleo em frações menores de hidrocarbonetos. logo, quanto maior a cadeia carboxílica, maior o ponto de ebulição. Resposta correta -  Letra E (parafina)
Respondido por vchinchilla22
137

Entre os compostos mencionados, a fração que apresenta o maior ponto de ebulição é a parafina

O Petróleo é formado por uma mistura de hidrocarbonetos, que podem ser separados por destilação fracionada, com base em suas diferentes volatilidades. O fracionamento começa com o aquecimento do petróleo bruto em forno tubular a 300ºC, e a separação dessas frações é feita considerando o fato de que cada uma delas apresenta um ponto de ebulição diferente.

Assim a fração que apresenta o maior ponto de ebulição é a parafina a 400 °C, é seguido pelo óleo diesel com 300°C, querosene 200°C, gasolina 150°C e por ultimo o gás natural com  20°C

Perguntas interessantes