ENEM, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

O período que ficou conhecido como Alta Idade Média é marcado pela constituição de uma sociedade, com o surgimento do modo de produção feudal, que foi resultado da inter-relação entre os aspectos econômicos, políticos e sociais no contexto da transição entre uma sociedade escravista e as novas relações sociais que se formaram ao longo das invasões bárbaras. Pensando nesse processo de constituição, podemos afirmar que: I) As mudanças foram absolutamente abruptas, marcadas por eventos políticos e econômicos. II) Não é possível visualizar permanências entre o modo de produção escravista ou primitivo e o modo de produção feudal. III) O modo de produção feudal é resultado da síntese histórica dos distintos modos de produção. IV) É irrelevante a análise do papel da Igreja em todo esse processo, já que em nada influenciou na consolidação da Europa como uma unidade cultural. Está correto o que se afirma em: Alternativas: a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas II e IV. e) apenas I e II.

Soluções para a tarefa

Respondido por joaopedropa01
6

Olá!  

A alternativa correta é a letra C.

I) Como o enunciado da questão fala, o modo de produção foi "resultado da inter-relação entre os aspectos econômicos, políticos e sociais", porém não foi absolutamente abruptas, isto é, de forma rápida, inesperada, pois nada na história acontece do dia pra noite.


II) É importante salientar que os servos não podem ser confundidos com escravos. Apesar de estarem subordinados ao trabalho imposto pelo seu senhor, um servo não poderia ser comercializado como um escravo. Em virtude disso, podemos ver uma permanência, ou melhor, uma analogia do modo de produção escravista com o modo de produção feudal.


III) Correto.


IV) A Igreja era a maior e mais importante instituição da época. Possuía 2/3 das terras, além do Bispo (Papa) e do imperador (na época do Império Romano do Ocidente) tornarem-se autoridades supremas. Mesmo com o fim do Império Romano do Ocidente, a Igreja Católica permaneceu, aumentando ainda mais o seu poder e influência. Outrossim, o cristianismo era o elo entre os europeus e a Igreja.

Esperto ter ajudado. Bons estudos ;)                                                                    @jaojaomatos

Perguntas interessantes