O Período Helenístico inicia-se com a conquista macedônica das cidades-Estado gregas. As correntes filosóficas desse período surgem como tentativas de remediar os sofrimentos da condição humana individual: o epicurismo ensinando que o prazer é o sentido da vida; o estoicismo instruindo a suportar com a mesma firmeza de caráter os acontecimentos bons ou maus; o ceticismo de Pirro orientando a suspender os julgamentos sobre os fenômenos.Sobre essas correntes filosóficas, assinale a alternativa INCORRETA. * 3 pontos
Os estoicos, acreditando na ideia de um cosmo harmonioso governado por uma razão universal, afirmaram que virtuoso e feliz é o homem que vive de acordo com a natureza e a razão.
Conforme os estoicos, somos livre para escolher nossos destinos, bastando apenas nos entregarmos aos prazeres em geral. Para o epicurismo, a felicidade é o prazer, mas o verdadeiro prazer é aquele proporcionado pela ausência de sofrimentos do corpo e de perturbações da alma.
Para Epicuro, não se deve temer a morte, porque nada é para nós enquanto vivemos e, quando ela nos sobrevém, somos nós que deixamos de ser.
O ceticismo de Pirro sustentou que, porque todas as opiniões são igualmente válidas e nossas sensações não são verdadeiras nem falsas, nada se deve afirmar com certeza absoluta, e da suspensão do juízo advém a paz e a tranquilidade da alma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A incorreta é: Conforme os estoicos, somos livre para escolher nossos destinos, bastando apenas nos entregarmos aos prazeres em geral.
Explicação:
Os estoicistas consideram que os sentimentos externos (paixão, luxúria, etc.) são nocivos ao homem, pois fazem com que ele deixe de ser imparcial e passe a ser irracional.
Todos esses sentimentos são tidos como vícios e como causadores de males absolutos que comprometem as tomadas de decisões e a organização dos pensamentos de forma lógica e inteligente.
Sobre o Epicurismo e o Estoicismo: ALTERNATIVA B.
O Epicurismo, escola filosófica de Epicuro de Samos, preza pela imperturbabilidade da alma, isto é, pela paz de espírito.
Assim, Epicuro pensa o homem como um ser que afasta a dor (aponia) e, para ser verdadeiramente feliz, ele deve se distanciar de tudo que lhe causa dor e sofrimento. Por isso, o sentido da felicidade humana está no prazer, porém em um prazer consciente e responsável.
Já para o Estoicismo, de Zenão de Cítio, a felicidade possui um plano metafísico e, para que ela seja realizada, o homem deve aceitar o seu destino e o seu sofrimento. Para os estoicos, os prazeres terrenos, ao ocuparem a mente humana, o afasta da felicidade, devendo ele, assim, aderir ao asceticismo, ou seja, à ausência dos prazeres físicos.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/12395352