O período embrionário ou de organogênese estende-se da terceira à oitava semana do desenvolvimento e é quando cada um dos três folhetos embrionários, o ectoderma, mesoderma e o endoderma, dão origem a vários tecidos e órgãos específicos. Ao fim do período embrionário, por volta do final do segundo mês, a maioria dos sistemas orgânicos se estabeleceu, tornando reconhecíveis as principais características externas do corpo (adaptado de SANDLER, 2016).
Ao descobrir a gravidez, uma estudante de biomedicina decidiu acompanhar o desenvolvimento embrionário e desenvolveu uma tabela a seguir, a fim de associar a fase do desenvolvimento em semanas com as principais mudanças que ocorrer no período embrionário.
I. Terceira semana. 1. O embrião apresenta formato curvo, devido a dobramentos cefálicos e caudal e as pregas neurais na região craniana originam o encéfalo primitivo. O coração primitivo inicia o processo de bombeamento de sangue. Além de formação de primórdios das orelhas internas e futuras lentes dos olhos.
II. Quarta semana. 2. Surgem chanfraduras entre os raios digitais dos pés e inicia-se a ossificação primária do fêmur. Os intestinos estão localizados na região proximal do cordão umbilical. Nessa fase ocorre o desaparecimento completo da eminência caudal e finalização da formação das aurículas da orelha externa.
III. Quinta semana. 3. A mudança nos membros com o surgimento de chanfraduras entre os raios digitas nas placas das mãos, o que separa relativamente os futuros dedos. Além disso, ocorre uma redução na comunicação entre o intestino primordial e a vesícula umbilical com a formação de um ducto delgado.
IV. Sexta semana. 4. Inicio da morfogênese com a formação da linha primitiva. Além de ocorrer a conversão do disco embrionário em três camadas germinativas. Formação da notocorda e da placa neural, que originam o esqueleto axial e o sistema nervoso central, respectivamente. Formação de vasos sanguíneos e do sistema cardiovascular, além de estabelecimento de uma circulação uteroplacentária primitiva.
V. Sétima semana. 5. Nessa etapa ocorre poucas mudanças corporais, sendo destaque o elevado crescimento da cabeça. Além disso, ocorre o crescimento de cristas mesonéfricas que indicam o local dos rins mesonéfricos, antecessores dos rins permanentes.
VI. Oitava semana. 6. Ocorre a formação dos membros superiores e em seguida os inferiores, além do inicio da formação da aurícula. Os olhos tornam-se mais nítidos e o tronco passa a ficar mais ereto, sendo o embrião capaz de realizar movimentos espontâneos, como contorção do tronco, membros e respostas reflexas a estímulos
Fonte: PAULA, L.B. Neuroanatomia. Unidade 1 - Seção 2. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:
Escolha uma:
a.
I - 4; II - 1; III - 5; IV - 6; V - 3; VI - 2. Correto
b.
I - 2; II - 6; III - 1; IV - 5; V - 4; VI - 3.
c.
I - 5; II - 3; III - 4; IV - 2; V - 6; VI - 1.
d.
I - 3; II - 4; III - 2 ; IV - 1; V - 5; VI - 6.
e.
I - 6; II - 2; III - 3; IV - 4; V - 1; VI - 5.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
R: I-4, II-1, III-5, IV-6, V-3, VI-2 RESPOSTA CORRETA
thaydudapdx2tp:
CORRETA AVA
Respondido por
0
Resposta:
resposta: 4; II - 1; III - 5; IV - 6; V - 3; VI
Perguntas interessantes