O período do estado Novo varguista 1937-1945 caracterizcaracterizou-se, na política e na economia, respectivamente, como
Soluções para a tarefa
Estado Novo: 1937-1945
Em 1937, Vargas ordenou o fechamento do Congresso Nacional, extinguiu os partidos políticos, suspendeu a campanha presidencial e a Constituição Brasileira. Foi o começo da ditadura do estado Novo. Ordenou a elaboração de uma nova Constituição que concedesse poderes políticos ao executivo. Elaborada pelo ministro da justiça Francisco Campos, a Constituição de 1937 garantia os seguintes poderes à Vargas: fechar o Congresso, extinguir partidos políticos, estabelecer a censura, indicar interventores nos estados. De positivo, a nova Constituição apresentava uma nova legislação trabalhista. Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que foi um órgão voltado para fazer propaganda dos atos do governo, exaltando a figura do presidente. O DIP também foi responsável pela censura de jornais, rádios, cinema e outros órgãos de imprensa. Criou o DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) para controlar e coordenar os órgãos públicos. Repressão política com perseguição, prisão e até tortura de opositores políticos.
Criou, em 1938, o Conselho Nacional do Petróleo, em 1939, o Conselho de Águas e Energia Elétrica, em 1941, a Companhia Siderúrgica Nacional, em 1942, a Companhia Vale do Rio Doce, em 1944, o Conselho Nacional de Política Industrial e Comercial. Em 1942 estabeleceu a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado das forças que combatiam o nazismo. Em 1943, sancionou a lei que estabeleceu a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)