. O período de Platão na Grécia Antiga; II. Antigo Testamento; III. Novo Testamento; IV. Pais da Igreja e Idade Média; V. Reforma Protestante; VI. Pietismo Veja alguns conceitos e relacione com os períodos históricos abaixo: ( ) Quando o ser humano se afasta do seu Criador a vida enfraquece, sofre, fica doente, segura o mal nos seus atos e pode morrer. Logo, a função do sacerdote, do ancião, do juiz, do profeta, é conduzir o povo de volta a Deus. ( ) A teologia (...) propõe a penitência como parte integrante da vida cristã, e não somente como prática esporádica, pois entendia a necessidade de voltar-se para a primeira identidade definida no Batismo. O aconselhamento pastoral era o elemento mais forte da prática cristã pois fortalecia a identidade pessoal por meio da fé. ( ) “exigia que cada cidadão que se preocupasse não apenas com o dinheiro, a sua fama e honra. Deveria também procurar o melhor a sua alma através de conhecimento e verdade”; ( ) por meio da encarnação do Emanuel se manifesta ao mundo para redimi-lo de seu pecado e conduzi-lo a comunhão com Deus. Uma palavra fundamental para o aconselhamento, “paraclesis”, a qual pode ser vista de duas formas: admoestação e consolação. É certo afirmar que a relação dos conceitos com seus devidos momentos históricos seguem a seguinte ordem: II, V, VI, III. II, V, I, III. II, IV, I, III. III, V, I, II. II, V, II, VI.
Soluções para a tarefa
A relação dos conceitos com seus devidos momentos históricos:
Sequência correta é: II, V, I, III.
I. O período de Platão na Grécia Antiga;
II. Antigo Testamento;
III. Novo Testamento;
IV. Pais da Igreja e Idade Média;
V. Reforma Protestante;
VI. Pietismo
( II ) Quando o ser humano se afasta do seu Criador a vida enfraquece, sofre, fica doente, segura o mal nos seus atos e pode morrer. Logo, a função do sacerdote, do ancião, do juiz, do profeta, é conduzir o povo de volta a Deus.
No Antigo Testamento, a imagem de “pastor de ovelhas” foi atribuída aos “líderes religiosos de Israel”. Os, anciões, os sacerdotes e os juízes são os agentes de aconselhamento.
( V ) A teologia (...) propõe a penitência como parte integrante da vida cristã, e não somente como prática esporádica, pois entendia a necessidade de voltar-se para a primeira identidade definida no Batismo. O aconselhamento pastoral era o elemento mais forte da prática cristã pois fortalecia a identidade pessoal por meio da fé.
Em Lutero temos que o ser pecador está sempre sobre o juízo da consciência para ser renovado através da fé, sendo a vida de um cristão como um todo um ato de penitência. É necessário volta-se sempre para a primeira identidade definida no Batismo.
( I ) “exigia que cada cidadão que se preocupasse não apenas com o dinheiro, a sua fama e honra. Deveria também procurar o melhor a sua alma através de conhecimento e verdade”;
É de Platão, no discurso de Sócrates com pais de família, a concepção da cura d'almas, onde a sabedoria emerge da auto-reflexão, deixando de priorizar o corpo em favor da alma.
( III ) por meio da encarnação do Emanuel se manifesta ao mundo para redimi-lo de seu pecado e conduzi-lo a comunhão com Deus. Uma palavra fundamental para o aconselhamento, “paraclesis”, a qual pode ser vista de duas formas: admoestação e consolação.
No Novo Testamento, a encarnação de Emanuel, o “Deus conosco”, é Jesus Cristo que marca o período em que Deus se relaciona com seu povo em meio ao seu sofrimento e o faz em forma humana, ou seja, através da linguagem de um relacionamento fraterno, em moldes reais, que a mais humilde das pessoas seja capaz de entender e experimentar.
Bons estudos!