O período compreendido pelas décadas de 1970 e 1980 corresponde à quarta fase da história da literatura infantil brasileira. Sobre essa fase, é CORRETO afirmar que: a) A literatura infantil nas décadas de 1970 e 1980 manteve-se firme na postura didático-pedagógica desde sempre, adotada pelos autores. b) O caminho com o objetivo desenvolvimentista da década de 1980 acabou não interferindo na área educacional, mesmo após a execução de acordos com órgãos internacionais. c) A linguagem manteve-se atrelada ao padrão formal culto, dispensando inovações como o coloquialismo marcante da oralidade, gírias, dialetos e falares regionais. d) A década de 1970, em termos de produção de literatura para crianças, foi pouca expressiva com relação ao aumento de autores e de títulos à disposição do público. e) O ambiente urbano no qual ocorrem as histórias revelou uma sociedade marcada por problemas socioeconômicos, tais como– pobreza, miséria, injustiça e marginalização. 5 / 5
Soluções para a tarefa
d) A década de 1970, em termos de produção de literatura para crianças, foi pouca expressiva com relação ao aumento de autores e de títulos à disposição do público.
A década de 70, em relação a literatura, pode ser considerada como um dos períodos mais pobres, pelo fato de ter tido pouca produção literária, principalmente por conta da forte censura durante o período da ditadura brasileira.
Diante disso, muitas produções foram proibidas de serem veiculadas, características deste período.
Resposta: Correta E
Explicação: O ambiente urbano no qual ocorrem as histórias revelou uma sociedade marcada por problemas socioeconômicos, tais como– pobreza, miséria, injustiça e marginalização.
A narrativa infantil dessas duas décadas produziu obras diversificadas, modernos contos de fadas e de ficção científica, narrativas de cunho social e policial. Discutiram-se as fontes e o contexto dos valores que tradicionalmente caracterizaram as histórias infantis.