História, perguntado por maramyllenas, 7 meses atrás

O pequeno resumo sobre a situação dos escravizados no interior dos engenhos da epoca da colonização.No texto devem ser citados os seguintes intens : ESTIMATIVA DO NÚMERO DE ESCRAVOS, ASPECTOS DE SENZALA, ATIVIDADE DESENVOLVIDA, FORMAS DE RESISTÊNCIA. ​ME AJUDEM POR FAVOR

Soluções para a tarefa

Respondido por aliciaoliveira882
46

Resposta:Cerca de 50 à 150 cativos dividiam um barracão de teto baixo e sem janelas, eles dormiam em camas de tábuas ou até mesmo no chão de terra, com apenas um fogueira os aquecendo e iluminando o local.

Suas atividades iam em torno da lavoura, extração da cana-de-açúcar, serviços domésticos, cultivo de algodão, tabaço, café e muitos outros.

As formas de resistência consistiam em formações de quilombos, fugas ou suicídios, magia, sequestros e assassinatos de senhores, paralisações, sabotagens e roubos. Havia também a capoeira, que acabou sendo considerada como uma forma de resistênci

Explicação:

Respondido por eduardospagnolo
1

Durante a vigência da atividade açucareira no Brasil, a produção açucareira acontecia nos engenhos de açúcar, que eram grandes latifúndios onde produziam o produto através da plantação de cana-de-açúcar em ampla escala com a mão de obra escrava africana.

Engenhos de Açúcar

A atividade econômica do Brasil Colônia era produzida nos Engenhos, onde a produção era feita pela mão de obra escrava, onde os escravos compunham cerca de 80% da morada dos engenhos. O número de escravos variavam muito, em razão do tamanho engenhos, podendo ter engenhos com cerca de 100 escravos, ou mais, e alguns menos.

Os escravos viviam na chamada "senzala" onde passavam seus dias após sua jornada de trabalho e onde tinham suas relações de convivência.

As senzalas eram casas feitas, em sua maioria, de madeira e barro, e também eram muito variadas de engenho para engenho, podendo ser de tamanho médio ou pequeno. Não possuíam muita iluminação e eram muito fechadas, onde em muitos engenhos os escravos eram acorrentados em estruturas para não permitir a fuga.

A atividade produzida nos engenhos era a monocultura, no qual o produto fabricado era o açúcar, a partir da plantação de cana-de-açúcar nas grandes lavouras.

Nos engenhos era comum haver formas de resistência à escravidão por parte dos escravizados, estas formas de resistência podiam vir de diversas formas como a má execução do trabalho, fugas individuais ou coletivas, tendo com destino os quilombos, entre outros, como ataque a produção ou a feitores.

Saiba mais sobre "Engenhos de Açúcar" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2667267

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes