O pensamento medieval apresentou como característica muito presente a disseminação de valores morais e uma forte presença da igreja enquanto legitimadora desses valores e formas de vida. A igreja, devido a esse seu papel, tratou de organizar uma forma de trabalhar também com os temas escolares. Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as características da Escolástica:
Escolha uma:
a. Enfatiza a importância da moral e a relação da natureza de Deus e da alma. Foram seus principais representantes Clemente de Alexandria e Tertuliano.
b. São Tomas de Aquino criará o estudo da analise filosófica e da lógica formal.
c. Seguia o princípio de humildade, que exige autoridade para consultar os grandes sábios, autorizados pela Igreja, para a leitura dos textos sagrados.
d. Esforço da igreja em legitimar a doutrina cristã por meio do conhecimento cientifico.
e. Seus valores de educação fundam se na concepção do ser humano como criatura divina, de passagem pela Terra e que deve cuidar, em primeiro lugar, da salvação da alma e da vida eterna
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra: b. São Tomas de Aquino criará o estudo da analise filosófica e da lógica formal.
As principais características da escolástica estão associados a construção do conhecimento embasados em teorias racionais. Acreditavam que a fé e a razão poderiam ser estabelecidas de forma harmônica, Era uma ideia de filosofia cristã, deixando de lado, em partes, o caráter propriamente teológico da doutrinação, centrando-se no ensino e na valorização da filosofia. Tomás de Aquino baseou seus estudos na obra de Aristóteles e acreditava em um estudo racional que levaria à prova da existência de Deus.
Bons estudos!
Resposta:
Seus valores de educação fundam se na concepção do ser humano como criatura divina, de passagem pela Terra e que deve cuidar, em primeiro lugar, da salvação da alma e da vida eterna.
Explicação:
Concepção do ser humano como criatura divina, de passagem pela Terra e que deve cuidar, em primeiro lugar, da salvação da alma e da vida eterna. A Escolástica seguia o princípio de autoridade, que exige humildade para consultar os grandes sábios e intérpretes, autorizados pela Igreja, a respeito da leitura dos textos sagrados. Tem como principal filósofo São Tomás de Aquino. Destacam-se ainda, nesse período, Occam, Scoto e Erígena.