Filosofia, perguntado por JGJ, 1 ano atrás

O pensamento de benjamim difere do de Adorno e Horkheimer, justifique


JGJ: me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
79

Walter Benjamim tem uma noção mais otimista em relação a modernidade e sua chegada.

Walter Benjamin carrega uma grande contribuição para o estudo da modernidade, com o desenvolvimento da sociedade urbana e o crescimento da indústria cultural como parte desse processo.

A cultura de massa faz com que os indivíduos interajam entre si em prol de algum objetivo em comum, geralmente apresentado pela indústria cultural que pode utilizar da grande mídia ou dos veículos de publicidade para realizar essa ação, o que na maioria das vezes gera um consumismo exacerbado e potencializa a individualidade.

Para Adorno, a modernidade, e, o acesso à informação nos dias de hoje está vinculado às tecnologias e aos diferentes veículos de comunicação que interagem com os grupos e auxiliam na produção do conhecimento, porém, a alienação está nessa transmissão massiva que acaba definindo as ações, gostos e noções do indivíduo, por isso, o campo de pesquisa é importante como um objeto de estudo social.

Respondido por luhlokah13
1

Resposta :

Walter Benjamin(1892-1940) não concordava totalmente com adorno e Horkheimer, adotando uma postura mais otimista no que diz

respeito à indústria cultural e à emancipação política. enquanto os dois últimos destacavam que a cultura veiculada pelos meios de comunicação de massa não permite que as classes assalariadas assumam uma posição crítica em

relação à realidade, Benjamin enfatizava que a

arte dirigida às massas pode servir como instrumento de politização.

Anexos:
Perguntas interessantes