.Ó Pátria amada,Idolatrada,Salve! Salve!Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado,E diga o verde-louro dessa flâmula — “Paz no futuro e glória no passado.”Mas, se ergues da justiça a clava forte,Verás que um filho teu não foge à luta,Nem teme, quem te adora, a própria morte.Terra adorada,Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada!Dos filhos deste solo és mãe gentil,Pátria amada, Brasil!Hino Nacional do Brasil. Letra: Joaquim Osório Duque Estrada.Música: Francisco Manuel da Silva (fragmento).O uso da norma-padrão na letra do Hino Nacional do Brasil é justificado por tratar-se de um(a)O reverência de um povo a seu país.© gênero solene de característica protocolar.© canção concebida sem interferência da oralidade.© escrita de uma fase mais antiga da língua portuguesa. © artefato cultural respeitado por todo o povo brasileiro.
Soluções para a tarefa
Oi!
RESPOSTA: .© gênero solene de característica protocolar.
Quando se estabelece gêneros que retratam a característica protocolar deve-se fazer uso da norma-padrão.
Por isso ela é utilizada no Hino Nacional Brasileiro, já que ele é considerado um símbolo de representatividade nacional e, portanto, exige mais formalidade.
É válido ressaltar que o Hino Nacional está entre os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil.
Bons estudos!
Resposta:
B) Gênero solene de característica popular
Explicação:
A norma-padrão é utilizada em qualquer situação de formalidade, que exija, por exemplo, respeito a uma hierarquia, ou mesmo em situações em que os falantes estejam representando algo ou alguém. No caso do Hino Nacional, o gênero protocolar (da comunicação oficial de órgãos públicos) exige o uso da norma-padrão como forma de garantir uniformidade em todos os documentos.