O paradigma da escolha racional (aquele que afirma que todos os gestores tomam decisões baseadas em lógica e argumentos racionais) parece muito lógico, mas é impossível aplicá-lo na realidade. Uma razão pela qual isso ocorre é que o modelo pressupõe que as pessoas são máquinas de processamento de informações eficientes e lógicas. Na realidade, as pessoas têm dificuldade para reconhecer os problemas: não conseguem ou não querem processar simultaneamente o imenso volume de informações necessário para identificar a melhor solução; e tem dificuldade para reconhecer quando suas escolhas fracassaram.
Adaptado de: McShane, S.L., Von Glinow, M. A., Comportamento Organizacional: Conhecimento emergente, realidade global. Bookman: Porto Alegre, 2014.
Com base no texto, avalie as informações a seguir:
O primeiro passo para a tomada de decisão, segundo o paradigma da escolha racional, é a definição do problema.
O problema definido pelo paradigma da escolha racional pode ser definido como a diferença entre a situação atual (o que é) e a situação pretendida (o que deveria ser).
Problemas são independentes dos objetivos que os gestores precisam perseguir nos esforços de gestão estratégica.
A tomada de decisão pode ser definida como o processo inconsciente de escolher uma solução dentre alternativas dispostas.
Está correto apenas o que se afirma em:
a.
I, II, e IV.
b.
II e IV.
c.
I, II, e III.
d.
III e IV.
e.
I e II.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra e) I e II.
I) O primeiro passo para a tomada de decisão, segundo o paradigma da escolha racional, é a definição do problema. Correto, e está entre as maiores dificuldades do ser humano, reconhecer o problema.
II) O problema definido pelo paradigma da escolha racional pode ser definido como a diferença entre a situação atual (o que é) e a situação pretendida (o que deveria ser). Correto, e o intuito é ir atrás de ajustar a realidade com o planejamento que se almeja, corrigindo a rota sempre que necessário.
III) Problemas são independentes dos objetivos que os gestores precisam perseguir nos esforços de gestão estratégica. Falso, os problemas são dependentes dos objetivos que o gestor pretende. Trata-se de um desvio na rota, no planejamento, que precisa ser corrigido.
IV) A tomada de decisão pode ser definida como o processo inconsciente de escolher uma solução dentre alternativas dispostas. Falso, a tomada de decisão é um escolha consciente dentre as alternativas dispostas, aquela que melhor se adeque ao objetivo final.
Bons estudos!