[...] o papel político da ideologia dominante burguesa, dominada pela região jurídico-política, consiste no fato de tentar impor ao conjunto da sociedade um "modo de vida" através do qual o Estado será vivido como representante do "interesse geral" da sociedade, como detentor das chaves do universal, face a indivíduos privados (POULANTZAS 1971, p. 39 apud BARROS, 2009, documento on-line).
A construção de uma sociedade formada por cidadãos, e não por uma massa de manobra, é um desafio ético fundamental para a realização da utopia de um novo homem e de uma nova sociedade, porque
Opções de pergunta 5:
1.uma sociedade poderá se desenvolver mesmo que não contemple os princípios éticos como condição indispensável.
2.somente indivíduos que assumem a sua condição de cidadãos são manipulados pelos detentores da hegemonia política.
3.a cidadania é uma condição sem a qual não haverá uma sociedade onde haja lugar para todos, porque somente homens e mulheres lúcidos, dinâmicos, conscientes e solidários, ou seja, cidadãos, constroem um mundo melhor.
4.a cidadania resultará de um processo espontâneo de crescimento social, independente de qualquer ação educativa consciente e bem programada.
5.somente cidadãos podem colaborar para que as elites privilegiadas se mantenham no poder e, assim, possam garantir os privilégios das minorias
Soluções para a tarefa
A construção de uma sociedade formada por cidadãos, e não por uma massa de manobra, é um desafio ético fundamental para a realização da utopia de um novo homem e de uma nova sociedade, porque: 3. a cidadania é uma condição sem a qual não haverá uma sociedade onde haja lugar para todos, porque somente homens e mulheres lúcidos, dinâmicos, conscientes e solidários, ou seja, cidadãos, constroem um mundo melhor.
Construindo um mundo melhor
Sociedades são construções humanas. Atribuímos poder àqueles que acreditamos que, com a nossa cooperação, poderão contribuir com a justiça coletiva.
Ora, a construção de uma sociedade justa passa então pela atuação dos cidadãos, homens e mulheres que, conscientes e esclarecidos, detêm o poder de escolha e decisão, não só de seus representantes, como também das ações que norteiam o crescimento coletivo.
Aprenda mais sobre A Importância do exercício da cidadania em: brainly.com.br/tarefa/22762640
#SPJ1