O papel da liderança vem sendo discutido ao longo de todo o processo de evolução do mundo do trabalho. Embora tenha reconhecido destaque para os resultados organizacionais, definir liderança e desenvolver novos líderes implica em variáveis fatores, em um vínculo de influência e reciprocidade entre os envolvidos (TOLFO, 2004).
A partir das teorias existentes sobre a liderança, assinale a alternativa correta sobre o tema.
a) A liderança autocrática caracteriza-se pela capacidade do próprio supervisor de avaliar o seu desempenho de forma crítica, ouvindo a equipe para buscar melhorias para a sua gestão.
b) A liderança é uma competência que já nasce com o indivíduo, sendo sua eficácia identificada de forma concreta em cargos de alta gestão, definidos em organograma.
c) A teoria contingencial enfatiza o fenômeno da liderança e não o do líder propriamente dito. Assim, o exercício da liderança é identificar e conseguir satisfazer as expectativas, interesses e motivações de seus seguidores, orientando-os emocionalmente.
d) A liderança democrática pressupõe pouca presença do líder frente às situações vivenciadas pela equipe, levando-a a tomar decisões por conta própria, independente da satisfação e consenso entre os membros.
e) Uma vez que não são contempladas na estrutura funcional da organização, as lideranças informais devem ser evitadas, a fim de não gerar ruídos e falhas no processo decisório.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra C
A teoria contingencial enfatiza o fenômeno da liderança e não o do líder propriamente dito. Assim, o exercício da liderança é identificar e conseguir satisfazer as expectativas, interesses e motivações de seus seguidores, orientando-os emocionalmente.
Explicação:
A forma como a liderança conduz a integração da equipe, o clima organizacional e a motivação para o trabalho afeta diretamente os resultados organizacionais. Por essa razão, é fundamental que os gestores, particularmente aqueles que se posicionam como líderes, desenvolvam a sensibilidade e a percepção para compreender a sua equipe de trabalho, diagnosticar suas necessidades e incentivá-la no desempenho com o foco nos objetivos e metas estabelecidas. As lideranças exercem papel fundamental no padrão de eficiência e qualidade organizacional, quando atuam como facilitadores do processo de identificação, inclusão e desenvolvimento dos talentos. É papel das lideranças ajudar os indivíduos e as equipes a amadurecer e manter se integrados (de forma sinérgica) e proativos.